CMPD aprova voto de congratulação às escolas e estudantes que participaram no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

27 Março 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, em reunião ordinária e por unanimidade, um voto de congratulação aos estudantes e Escolas do Ensino Profissional dos Açores que conquistaram 16 medalhas no 45º Campeonato Nacional das Profissões - Skills Portugal.

Nesta prova que se realizou em Portimão, entre 7 a 12 de Março, 11 das 16 medalhas atribuídas à Região Autónoma dos Açores, são de escolas sediadas em Ponta Delgada.

Esta competição nacional realiza-se de 2 em 2 anos e contou, em 2023, com a participação de 400 jovens altamente qualificados que disputaram entre si em mais de 50 profissões.

O aluno Ricardo Figueira, da Escola Profissional EPROSEC, foi considerado o Melhor Concorrente da Região Açores, arrecadando ainda a Medalha de Ouro.

A ele juntaram-se no topo, Nelson Ponte, da mesma escola profissional, Diogo Freitas e Samuel Gata, do Centro de Qualificação dos Açores e, Diogo Rego, Gonçalo Lizandro e Lino Pacheco da Escola de Novas Tecnologias dos Açores – ENTA.

Marília Oliveira, do Centro de Qualificação dos Açores, foi distinguida com a Medalha de Prata, e António Amaral da EPROSEC, alcançou o Bronze.

Foram arrecadadas Medalhas de Excelência por Luís Tavares, João Dias e Henrique Lourenço, todos alunos da ENTA.

Os jovens medalhados nesta etapa nacional, poderão vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que vai decorrer em setembro de 2023 na Polónia, e, na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões que terá lugar em França, em setembro de 2024.

Os alunos das escolas de formação profissional reconhecidos no Campeonato Nacional das Profissões destacaram-se pelas suas competências em áreas como a Robótica Móvel, Gestão de Redes Informáticas, Cloud Computing, Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis, Contabilidade, Web Technologies e Serviço de Restaurante e Bar.

O voto de congratulação foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sendo entendimento da autarquia que este é um bom exemplo do nível de excelência de Ensino que se pratica nas escolas profissionais do concelho, da alternativa válida que elas representam para a vida académica e profissional, e também da qualidade das competências adquiridas pelos alunos premiados.