Vereador Sérgio Rezendes saúda inauguração do Laboratório Gastronómico dos Fenais da Luz

27 Março 2023

O Vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, saudou a inauguração do Laboratório Gastronómico dos Fenais da Luz, que surge incubado no Salão Paroquial daquela freguesia nortenha, sendo impulsionado pelo “dinamismo cultural de várias forças-vivas da comunidade” e pelo projeto ‘De Fenais a Fenais: Cultura Matriz do Desenvolvimento Local’.

O autarca falava após a cerimónia de inauguração que teve justamente lugar no Salão Paroquial dos Fenais da Luz, num dia onde foi também dado a conhecer o projeto do grupo ‘Mesa’ e a Loja dos Fenais, e houve ainda lugar a um almoço junto à Igreja de São Pedro que brindou os presentes com um menu degustativo elaborado a partir do próprio Laboratório Gastronómico.

O Laboratório Gastronómico assume-se como uma cozinha comunitária ao serviço da comunidade dos Fenais da Luz, tendo como principal objetivo funcionar em permanente diálogo com a comunidade, enquanto projeta a sua singularidade gastronómica e garante o caráter genuíno da sua confeção, a partir da aquisição de matérias-primas da fileira agroindustrial local.

“Mas aquilo a que assistimos aqui não se resume à mera inauguração de uma cozinha”, quis sublinhar o Vereador Sérgio Rezendes. “É um caldeirão cultural e social que fervilha com o contributo, com a chama da envolvência, de várias entidades desta freguesia, num pressuposto de salvaguarda do património e de resgate da identidade única dos Fenais da Luz, através da sua gastronomia”, asseverou o autarca, elogiando o poder de iniciativa da Junta de Freguesia, da Casa do Povo, do Núcleo Museológico e da Igreja, bem como a colaboração de instituições como a Cresaçor, Kairós e AFAA.

Sem deixar também de destacar o potencial do Laboratório como espaço de capacitação profissional e de inovação, “ao recuperar o receituário tradicional e a propor-se a recriá-lo”, o autarca destacou ainda a componente de atratividade turística que é inerente ao projeto.

“Em primeiro lugar, é fundamental que o nossos filhos tenham acesso à gastronomia dos nossos antepassados, sobre a qual não se pode perder a memória. Segundo, ações como esta prestam um inestimável contributo à oferta turística do concelho e à experiência dos que nos visitam, que, como sabemos, procuram uma diferença, a nossa diferença, no que nos torna único e identitário dentro das comunidades que visitam”, reforçou.

Refira-se que o surgimento as cozinhas comunitárias, ou laboratórios gastronómicos locais, decorrem do Programa de Salvaguarda do Património Gastronómico que integra o amplo projeto ‘De Fenais a Fenais’.

O Laboratório Gastronómico dos Fenais da Luz pretende formalizar-se como empresa e prosseguir com os princípios em que assenta o seu projeto, designadamente o fomento da confeção colaborativa e integração socioprofissional, valorização da aprendizagem e interação social, e a promoção turística e cultural da freguesia.