Presidente do Comité Paralímpico enaltece “lógica inclusiva” da requalificação do centro histórico

25 Março 2023

O Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, foi, esta sexta-feira, recebido em audiência pelo Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, tendo enaltecido a “lógica inclusiva” do projeto de requalificação do centro histórico de Ponta Delgada e deixado rasgados elogios à sexta edição da Gala do Desporto, que esteve dedicada ao tema do desporto adaptado.

“A mobilidade inteligente só existe numa perspetiva: é quando ela é acessível a todos. Nós olhamos para estas ruas que estão a ser alvo de intervenção urbana e constatamos que elas estão a ficar absolutamente acessíveis para todo o tipo de mobilidade, e isso é algo de importante”, afirmou José Manuel Lourenço à saída da reunião, sustentando que “os territórios são tão mais inclusivos quanto menos barreiras arquitetónicas eles apresentam”.

No que se refere à Gala do Desporto de Ponta Delgada, que decorreu, esta quinta-feira, no Coliseu Micaelense, o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal destacou as dimensões “eclética e inclusiva” da sexta edição do evento, que declarou ter vivido de forma “intensa e até emocionada”.

“Eu enquanto representante de uma instituição que se preocupa com as questões do desporto para pessoas com deficiência e com as condições das pessoas com deficiência não poderia estar mais satisfeito com aquilo que aqui vi”, sublinhou, elogiando o facto de, nos vários momentos da gala, não ter havido qualquer destrinça entre desporto adaptado e não adaptado.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, agradeceu a presença na gala e o reconhecimento de José Manuel Lourenço quanto “às políticas ativas de inclusão” que a autarquia está a levar a efeito nos seus mais variados campos da atuação e, fundamentalmente, “nos domínios social, cultural, desportivo e urbanístico”.

“A cidadania não se dissocia da inclusão e as cidades inteligentes não se erguem sem ela. Orgulhamo-nos, por isso, com o facto de, desde a primeira hora, termos posicionado o nosso projeto autárquico de forma a garantir que nenhum munícipe ou pessoa que nos visita é privado da participação ou vivência plena de Ponta Delgada”, frisou o autarca.