Município investe 13 milhões em benefício do sucesso educativo em Ponta Delgada

educacaovisaofururo12
24 Março 2023

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou um investimento de 13 milhões de euros para o desenvolvimento dos projetos e execução da construção de quatro escolas no concelho de Ponta Delgada e apoio à construção de uma nova residência universitária.
O anúncio foi efetuado no Seminário “Ponta Delgada – A Educação numa visão de Futuro”, que começou esta manhã, no Anfiteatro IX, da Universidade dos Açores, destacando a necessidade de mudança de paradigma no ensino e na educação.
"Está em curso o concurso público para a construção da Escola dos Fenais da Luz, mas estamos a desenvolver os projetos para construir a Escola Cecília Meireles, na Fajã de Cima, Escola do Rossio, na Vila das Capelas e Escola de São Vicente Ferreira. Vamos ainda apoiar a Universidade dos Açores a construir a residência universitária em Ponta Delgada", declarou Pedro Nascimento Cabral.
“À parte destes apoios e em benefício da inclusão, a Câmara Municipal de Ponta Delgada alargou os critérios do Regulamento de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior de forma a atender a mais alunos e abranger também famílias da classe média do concelho” mencionou o Presidente da autarquia de Ponta Delgada.
Pedro Nascimento Cabral aproveitou o momento para assumir publicamente que “a Câmara assume a Educação como uma prioridade no desenvolvimento económico, social e cultural de Ponta Delgada”.
“Dos pais e da família, à comunidade e aos agentes públicos autárquicos e regionais, todos somos agentes educativos. Todos temos um papel a desempenhar no sucesso cativo e na formação integral das nossas crianças e jovens, a bem da construção e manutenção de uma sociedade solidária, inclusiva, completa e progressista”, afirmou o responsável da Câmara Municipal.
O autarca, durante este evento organizado pela FAPA - Federação das Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Açores, em conjunto com a CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, também referiu que “dentro nossas competências, já procuramos valorizar e dignificar todo o universo escolar, em diálogo com os parceiros educativos, numa lógica de parceria, visando a promoção de políticas tendentes ao sucesso educativo e inclusivo”.
“Ponta Delgada é membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras, integrando a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, e assume a Carta das Cidades Educadoras como referência da política educativa municipal, no primado da educação de todos e para todos, ao longo da vida, no respeito pela individualidade, pela diversidade e pela inclusão”, reformou o autarca.
O Presidente da Câmara Municipal a encerrar a sua intervenção neste seminário organizado pela FAPA - Federação das Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Açores e CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, concluiu que “estamos empenhados na mudança do paradigma do modelo educativo para o sucesso escolar ao promover a igualdade de oportunidades, o combate ao abandono escolar e o baixo aproveitamento. Tudo em nome de um futuro e de um processo educativo que garanta sucesso, desenvolvimento e inclusão”.