Proteção Civil interdita Campo Jácome Correia e Relvão

24 Março 2023

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada determinou a imediata interdição do Campo Municipal Jácome Correia, respetivo parque de estacionamento e Alameda Duque de Bragança - Relvão, na freguesia de São Pedro, por motivos de segurança.
A interdição surge na sequência de um parecer apresentado pela Direção Regional dos Recursos Florestais – Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural  que identifica o “inexorável declínio vegetativo” dos Ulmeiros (Ulmus minor Mill) localizados na Alameda Duque de Bragança – Relvão.
A análise efetuada permitiu “detetar com clareza quer algumas inflexões, quer uma baixa resistência da madeira à perfuração. Estes dois fatores apontam para sinais de podridão e/ou problemas internos da madeira e concludentemente baixa estabilidade do lenho”.
Mais refere o dito parecer que “reconhecendo o seu inexorável declínio vegetativo, a idade daquele conjunto arbóreo, pelo que sabemos superiores a 150 anos, a abater indicamos aqueles que evidenciam um estado fitossanitário mais debilitado, nomeadamente os exemplares n.º 79, 82 e 96”, salienta a Direção Regional dos Recursos Florestais.
Na sequência a Divisão de Equipamentos Municipais e Estrutura Verde da Câmara Municipal de Ponta Delgada, acolhendo o parecer emitido pela entidade competente, vai proceder ao abate dos três Ulmeiros, devidamente identificados.
A Direção Regional dos Recursos Florestais vai continuar a proceder à análise de todas as árvores existentes na Alameda Duque de Bragança - Relvão, dado que “em termos gerais, todos os ulmeiros apresentam diversos sinais evidentes de declínio sanitário”.