António da Silva distinguido com Diploma de Reconhecimento Municipal de Ponta Delgada em homenagem póstuma

23 Março 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, distinguiu, esta quarta-feira, o bancário e empresário António da Silva, entregando à família o Diploma de Reconhecimento Municipal de Ponta Delgada, na cerimónia de homenagem póstuma que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Do homem que esteve à frente dos destinos do Banco Micaelense até à década de 1980, pode dizer-se que foi um homem bom, mas pode, sobretudo, afirmar-se que foi alguém que perpetuou no tempo o grande objetivo para que foi constituído o Banco Micaelense: um banco ao serviço do desenvolvimento dos Açores”, enfatizou o Presidente do Município na cerimónia e diante de uma audiência que, além de familiares, reuniu também antigos colaboradores do Banco Micaelense e do posterior Banco Comercial dos Açores (BCA).

“O Diploma de Reconhecimento Municipal de Ponta Delgada destina-se a agraciar pessoas, individuais ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, com atividade notável em favor do Município de Ponta Delgada. António da Silva foi uma destas pessoas: notável, humano, líder e concretizador de projetos a favor do progresso dos Açores”, salientou ainda Pedro Nascimento Cabral, fazendo questão de enaltecer a atitude do conjunto de pessoas que se mobilizaram a favor desta distinção, lançando uma petição pública em fevereiro de 2019.

“Como é demonstrado na petição, que hoje se apresenta em homenagem municipal, António da Silva era um “profundo conhecedor da realidade económica e social de São Miguel e da Região, nomeadamente, do seu tecido comercial e industrial”, alguém que, e volto a citar, “aliou esse conhecimento ao seu profundo sentido humanista, cedo criando uma forma de administrar em que dominava o culto da proximidade com o cliente e a confiança mútua nas relações comerciais e financeiras.”, recordou o autarca.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, António da Silva foi um homem “que amou os Açores e que, enquanto profissional da Banca soube, pela sua forma de administrar e liderar, amar os Açores, e assim, servir todos aqueles que viram na sua terra e nesta nossa terra a oportunidade de fazer concretizar o progresso das ilhas, aqui investindo”.

Pedro Nascimento Cabral defendeu, por isso, que “é nosso dever fazer do homenageado um exemplo a seguir, no modo de liderar e no modo de fazermos a nossa parte pelo desenvolvimento coletivo”.

“São de pessoas como o nosso homenageado que precisamos para fazer da sua memória ensinamento, para construir um presente e um futuro que eleve o desígnio coletivo para novos pontos de excelência em todas as dimensões que o carateriza. Façamos isto”, exortou o Presidente do Município, terminando a sua intervenção.

Refira-se que o diploma de Reconhecimento Municipal de Ponta Delgada foi diretamente entregue ao filho José Albano da Silva que, presente na cerimónia de ontem, agradeceu a homenagem prestada pela autarquia.

“Neste momento, em que a edilidade lhe presta homenagem, reconforta-nos que ela tenha acontecido pelo reconhecimento de uma vida que ele dedicou aos seus e aos outros e à instituição que serviu durante toda a sua vida ativa”, disse num discurso que visitou a vertente humana e afetiva do pai mas também o caráter multifacetado de António da Silva.

A petição que conduziu a esta distinção foi criada por um grupo de antigos colaboradores do BCA, tendo como primeiro subscritor Valter Franco. Por força das condicionantes do surto pandémico da Covid-19, o Diploma de Reconhecimento Municipal de Ponta Delgada foi entregue, a título póstumo, esta quarta-feira.

Também presente na ocasião, Valter Franco destacou a integridade de António da Silva e a sua capacidade ímpar para fomentar um ambiente de confiança entre o próprio, os colaboradores e os clientes do banco.

António da Silva nasceu, em 1918, na freguesia da Fazenda do Nordeste e faleceu em Ponta Delgada, no ano de 1984. Além de José Albano Carvalho da Silva, era também pai de Maria da Graça Carvalho da Silva Machado, Maria Margarida Carvalho da Silva Medeiros, Maria da Piedade Carvalho da Silva, Maria de Deus Carvalho da Silva Faria e Maia, Maria do Céu Carvalho da Silva Sousa Lima, e Maria Antónia Carvalho da Silva.