“El Açor traduz o espírito de uma cidade que se configura como verdadeiramente universitária”

17 Março 2023

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou, hoje, que o “El Açor – Festival Internacional de Tunas, organizado pelos Tunídeos, traduz, na sua dimensão e expressão cultural, o espírito de uma cidade que se configura como verdadeiramente universitária”.

O autarca falava na cerimónia de recepção às tunas que teve lugar na Praça do Município, tendo aproveitado o momento para dar as boas-vindas a todos os participantes da 22.ª edição do El Açor, que acontece hoje e amanhã, a partir das 20h00, no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada.

“O El Açor é uma referência no panorama de festivais de tunas masculinas do país e já faz parte da agenda cultural de Ponta Delgada. É, por isso, com particular satisfação que o apoiámos, encontrando nos Tunídeos o dinamismo, a excelência, e a arte de bem receber que tão bem caraterizam a nossa cidade”, sublinhou o autarca, fazendo “votos de uma excelente estadia e festival” às tunas que estarão a concurso nesta 22.ª edição do certame académico.

Aproveitando também o facto de se terem deslocado à Praça Município vários elementos de tunas e outros alunos da Universidade dos Açores, Pedro Nascimento Cabral recordou que “a autarquia alargou os critérios do Regulamento de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior de forma a atender a mais alunos e abranger também famílias da classe média do concelho”.

“Não temos dúvidas de que estamos a garantir igualdade de oportunidades entre estudantes de Ponta Delgada, a apoiar os seus sonhos, e, acima de tudo, a atender aos legítimos anseios da Universidade dos Açores, a quem, de resto, já assegurámos um investimento de 1 milhão de euros para a construção de uma nova residência universitária”, sublinhou.

Do cartaz deste 22.º El Açor fazem parte seis tunas a concurso, nomeadamente a TUMa – Tuna Universitária da Madeira; a Tuna de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid (Espanha); a Tuna de Medicina de Granada (Espanha); a EUC - Estudantina Universitária de Coimbra; a Transmontuna – Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro ( Vila Real) e a TDUP – Tuna do Distrito Universitário do Porto.

Em registo extra-concurso, subirão a palco Os Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores, a TAUA – Tuna Académica da Universidade dos Açores, a Enf’in Tuna – Tuna Mista da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada.

O certame académico conta ainda com as participações especiais do Coro Infanto-Juvenil e Ana Paula Andrade, bem como d’ Os Cavaleiros da Távola de Queijos, grupo humorístico que se notabilizou por abrilhantar o FESTIM- Festival de Tunas Mistas, organizado pela Enf’In Tuna.

Os bilhetes para o El Açor podem ser adquiridos na plataforma bol.pt ou na própria bilheteira do Coliseu Micaelense.