XIX Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada arrancam a 7 de julho

01 Julho 2022

As XIX Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada têm início na quinta-feira, 7 de julho, com a inauguração da exposição de fotografia “Divino em Objetiva 19”, da autoria da AFAA (Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores), às 18h30, no Lado Norte da Igreja Matriz.
No mesmo dia, às 19h00, será inaugurada a tenda do “Divino Espírito Santo de Alenquer”, também no Largo Norte da Igreja Matriz, e, às 21h30, terá lugar, na Igreja Matriz, a Conferência Inaugural, este ano subordinada ao tema “Porque ama, une. Porque une, transborda de amor. O Espírito Santo no coração da experiência da mística”. Esta conferência será proferida pela Profª Drª Eugénia Maria da Silva Abrantes.
Às 22h00, realizar-se-á o concerto inaugural pela Sinfonietta de Ponta Delgada, ainda na Igreja Matriz.
Na sexta-feira, 8 de julho, às 20h00, terá lugar a Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo, acompanhada pela Banda Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, da Candelária. Como habitualmente, a Mudança começa no Centro Municipal de Cultura e termina nos Paços do Concelho.
Segue-se o Desfile da Charanga dos Bombeiros, na Praça do Município, e a abertura do Quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Paralelamente, decorre o já tradicional concurso de massa sovada. O júri convidado é, novamente, constituído por membros da Confraria dos Gastrónomos dos Açores e o concurso será nos Paços do Concelho.
Também como já é tradição, na sexta-feira proceder-se-á à Bênção das Despensa do Espírito Santo, na tenda Praça Gonçalo Velho (Portas da Cidade); arrematação da massa e do pão, no mesmo local; abertura do Bazar de Artesanato dos Centros de Idosos do Concelho de Ponta Delgada, na Rua de Santa Luzia; abertura dos Quiosques de Solidariedade Social, no Largo Norte da Igreja Matriz; e o concerto da Banda Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, às 22h30, Coreto da Festa (Largo Sul da Igreja Matriz)
Já no sábado, 9 de julho, a partir das 09h00, serão distribuídas as Pensões por várias Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ponta Delgada. Às 11h30, no Coreto do Campo de São Francisco, será inaugurado o Triato do Espírito Santo.
É também no Campo de Francisco, que, a partir das 12h00, haverá a partilha popular das Sopas do Espírito Santo, ao que segue, pelas 15h00, o Cortejo Etnográfico das 24 Freguesias do Concelho, na Avenida Infante D. Henrique.
Pelas 19h30, Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem início a Recitação do Terço, Cantado pelo Movimento da Legião de Maria.
Pelas 20h00, terá lugar a atuação do grupo musical “Alma Menor”, de Alenquer, na Praça do Município, e às 21h00, no mesmo local, a atuação do grupo musical “Raquel Dutra”.
Às 22h00, atuará a Escola de Violas da Relva, no Coreto da Festa, e, às 23h00, o agrupamento “Música Nostra”. Ambos os concertos terão como palco o Coreto da Festa.
No domingo, 10 de julho, às 09h30, no largo da Igreja Matriz, realiza-se a Missa da Coroação, que será animada pelo grupo coral e litúrgico de São Sebastião.
Pelas 11h00, na tenda da Praça Gonçalo Velho, realiza-se o Bodo de Leite, enquanto às 16h00, tem início a Grande Coroação dos Impérios do Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada, que percorrerá o circuito habitual: Campo de São Francisco, Rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, Rua Drº José Bruno Tavares Carreiro, Rua dos Mercadores e Praça do Município.
O palco da Praça do Município recebe, às 20h00, o Grupo de Cantigas ao Desafio e, às 21h00, o grupo Ensemble de Saxofones, Percussão e Órgão.
As XIX Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada encerram com o concerto da Banda Fundação Brasileira, dos Mosteiros, no Coreto da Festa, às 22h00.