Ponta Delgada afirma-se como uma cidade tolerante e inclusiva

28 Junho 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada hasteou, esta manhã, nos Paços do Concelho, a bandeira arco-íris, que representa o movimento LGBTQIA+, assinalando o Dia Internacional do Orgulho Gay e afirmando-se como uma cidade “tolerante e inclusiva”.
“Temos vindo a trabalhar com o objetivo de termos uma cidade e um concelho cada vez mais tolerante e inclusivo e este ato simbólico é a prova de que assumimos esse desígnio”, afirmou o Presidente do Município, salientando tratar-se de uma iniciativa “importante para todos nós”.
Pedro Nascimento Cabral, que se fez acompanhar pela Vereadora da Integração e Inclusão Social, Cristina Canto Tavares, acrescentou que a Câmara Municipal está aberta a acolher propostas que venham ao encontro deste desígnio.
Recorde-se que a iniciativa de hastear a bandeira LGBTQIA+ neste dia vem na sequência de uma recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE) numa reunião da Assembleia Municipal de Ponta Delgada.
A deputada do BE Avelina Ferreira salientou a importância deste ato simbólico tanto para os residentes que se identificam como LGBTQIA+, como para quem nos visita.
“Os residentes sentem-se reconhecidos e parte da comunidade. Para os turistas, é como que uma chamada de boas-vindas. Eles, assim, sabem que aqui serão bem recebidos, sem descriminações”, fundamentou, acrescentando que essa iniciativa coloca Ponta Delgada na vanguarda do país.
No hastear da bandeira arco-íris estiveram também Solange Ponte e Joana Moreira, da Associação para o Planeamento da Família - Açores.