Câmara de Ponta Delgada aprova Votos de Congratulação pelos aniversários do Santa Clara e dos Passos Pesados

12 Fevereiro 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Maria José Lemos Duarte, aprovou esta semana, na sua Reunião Ordinária e por unanimidade, dois Votos de Congratulação relativos aos 100 anos do Clube Desportivo Santa Clara e aos 30 anos da banda Passos Pesados.
O Clube Desportivo Santa Clara celebrou, no passado dia 31 de janeiro o seu centésimo aniversário, uma data que se estipulou e convencionou celebrar desde 1949 tendo em conta o ano de 1921 como aquele em que o clube nasceu.
O primeiro título do Clube Desportivo Santa Clara foi conquistado em 1930, como campeão da Liga Desportiva Micaelense: aliás, de 1931 a 1937 sagrou-se consecutivamente campeão de futebol de São Miguel. Em 1935 torna-se o primeiro clube dos Açores a competir no continente, um augúrio do que viria a ser a sua prestação, já no século XXI, fora do arquipélago e no principal escalão do futebol português.
Foi na sequência das incursões pelo retângulo nacional que, em 1946, por ação do Tenente Joaquim Charrua, o Clube Desportivo de Santa Clara passou a ser delegação do Sport Lisboa e Benfica, estreando neste mesmo ano um equipamento numerado, tornando-se o primeiro clube nos Açores a usar números na camisola.
Entre outros feitos, torna-se o primeiro clube dos Açores a chegar à I Liga, em 1999/2000. Regressa à Liga de Honra, onde foi campeão em 2000/2001, e retorna à I Liga, por mais duas temporadas (2001/2002 e 2002/2003). Desce à II Liga, até que, na época 2017/2018, regressou à I Liga, depois de ter terminado o campeonato em segundo lugar e ali continua até hoje a competir.
Como aludiu o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, “O Clube Desportivo Santa Clara tem raízes históricas e um percurso marcante que ficará na história dos Açores, sendo um exemplo de longevidade e perseverança no desporto e no futebol, em particular”.
Também na reunião desta semana, e sob proposta do Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Paulo Mendes, foi aprovado o Voto de Congratulação pelos 30 anos da banda de rock açoriana Passos Pesados, celebrados no passado dia 2 de fevereiro.
Pioneiros na cena do rock açoriano, justamente, por fazerem a diferença ao tocar os seus próprios temas em Português, cedo os Passos Pesados se tornaram conhecidos do público.
Pelo caminho do seu já longo percurso ficam ainda atuações marcantes com António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF, os “pais do Rock Nacional”, como são conhecidos; a sua passagem nos festivais “Maré de Agosto” e “Monte Verde”, bem como pelo Coliseu Micaelense.
Em preparação está o seu novo álbum, “Vinil”, em homenagem aos discos de outras décadas por que, também, passaram os Passos Pesados.
A pandemia levou os Passos Pesados a fazerem um compasso de espera no seu percurso e a que cancelassem o seu concerto de aniversário e muitas outras atuações já planeadas.
Ainda assim, não saíram de cena tendo feito parte de várias iniciativas de animação cultural, quer virtuais, quer ao vivo, com as restrições necessárias, inclusive, da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Quanto às comemorações dos seus 30 anos de existência, estas estão já a ser preparadas, mas num novo contexto, pela via das novas tecnologias, num sinal de adaptação às exigências da nova realidade.
“Nos seus 30 anos de vida, os Passos Pesados tornam-se num exemplo de resistência e da capacidade de criar, inovar e renovar que muito dizem a quem está e permanece a fazer música nos Açores, além da ultraperiferia das ilhas, e da crise pandémica em que vivemos”, destacou o Vereador da Cultura, Paulo Mendes.