Candidaturas ao Prémio Literário Natália Correia decorrem até 31 de março e podem ser efetuadas por email

11 Fevereiro 2021

As candidaturas ao Prémio Literário Natália Correia, instituído e promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, decorrem até dia 31 de março e podem ser submetidas por email (premionataliacorreia@mpdelgada.pt).

O Prémio Literário Natália Correia vai distinguir, alternadamente em cada edição, a criação poética e literária de autores com obras originais e inéditas redigidas em Língua Portuguesa. Podem concorrer autores, independentemente da sua nacionalidade, com idade mínima de 16 anos à data de submissão dos trabalhos a concurso.
A obra vencedora será publicada em livro de autoria individual e receberá um prémio pecuniário de 7.500 euros.
Para esta primeira edição são admitidos trabalhos de produção poética. A obras vão ser avaliadas por um júri constituído por cinco personalidades de reconhecido mérito internacional: Ângela Almeida, Diniz Borges, Lélia Nunes, Luís Sarmento e Vera Duarte.
Além da submissão via email, as obras a concurso podem também ser remetidas, sob pseudónimo, por correio registado para a sede do município, podendo, ainda, ser entregues pessoalmente na Loja do Munícipe da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O Regulamento do Prémio Literário pode ser consultado no portal da autarquia (www.cm-pontadelgada.pt).
O Prémio Literário Natália Correia marca o início das celebrações do centenário do nascimento de um dos grandes vultos femininos do século XX em Portugal, que nasceu a 13 de setembro de 1923 na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, e que inclui a realização de conferências, debates e um colóquio internacional sobre a vida, obra e pensamento de Natália Correia.
Na apresentação do Prémio Literário, a 21 de janeiro, no Centro Natália Correia, a Presidente da Câmara Municipal, Maria José Lemos Duarte, considerou esta iniciativa do Município de Ponta Delgada a “expressão de uma gratidão que é permanente, porque não se esgota, e que devemos a uma figura eminente do pensamento e da cultura portuguesa contemporânea”.