Câmara Municipal de Ponta Delgada promove projeto cultural “Histórias com banda sonora”

Câmara Municipal de Ponta Delgada promove  projeto cultural “Histórias com banda sonora”
123077105_3374504215919370_4723330235070841942_n
28 Outubro 2020

“Histórias com banda sonora” é um projeto cultural promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada com o intuito de resgatar e registar, em vídeo e em livro, o trabalho das bandas que marcaram o panorama musical no concelho desde os anos 50 até à atualidade.
Visa, igualmente, contribuir para a mitigação dos efeitos económicos da pandemia e dinamizar a atividade cultural no concelho.
Assim, estão a decorrer na sala principal do Coliseu Micaelense gravações em vídeo e em áudio com as bandas “Conjunto Quatro Menos Um”, “Os Académicos”, “Engle”, “Stress”, “D.R.M.”, “Os Rebeldes”, “Rimanço”, “Morbid Death” e “Passos Pesados”, bem como com novos talentos.
Estão previstos 10 programas, com a duração de 45 minutos cada, que serão emitidos na RTP-Açores e na PDL TV. Serão intercaladas imagens atuais com registos mais antigos das bandas.
Também está contemplada a publicação de um livro, intitulado “Histórias com bandas sonoras”, com o percurso das bandas envolvidas.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, com produção da Ruído e em parceria com a RTP-Açores.
A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, está a acompanhar as gravações.
Relatos apontam os anos 50 como início das formações ligadas aos grupos de baile. Trios, quartetos ou quintetos formavam-se para animar festas que se realizavam em coletividades, clubes, entre outros.
Normalmente com idades que variavam entre os 12 e os 15 anos, os músicos da altura primavam por uma set-list cantada em português.
Nas décadas que se seguiram, a música tomou outros rumos. Divergiu para outras sonoridades e o Rock N Roll foi ganhando espaço, com influências que ora vinham do velho continente, ora dos Estados Unidos da América.
São estas memórias e protagonistas que serão resgatadas com o projeto municipal “Histórias com banda sonora”.