Saúde Pública: Bolieiro apela a responsabilidade pública e individual na Saúde
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defende que o estado da Saúde Pública é uma responsabilidade da comunidade, mas também individual de todos os cidadãos. “É esta osmose da compreensão entre as responsabilidades e o envolvimento e o entendimento de uma saúde sob o ponto de vista individual como um fundamental contributo para a saúde pública, e o reconhecimento que, sem uma saúde pública, devidamente cuidada e prevenida não se pode ter a certeza e a garantia de uma saúde individualizada que determina o estado da saúde pública”, sustentou.
José Manuel Bolieiro, que falava na sessão de abertura das Primeiras Jornadas da Unidade de Saúde Pública da Unidade de Saúde de São Miguel (USISM) perante um auditório de profissionais e estudantes da área da saúde, apelou ao espírito de iniciativa e à vontade de “com pequenas coisas, fazer grandes coisas”. “Não são os recursos, nem o tempo, em escassez ou abundância, os únicos meios essenciais para realizar coisas. Na verdade, o que é essencial para fazer coisas é a vontade” defendeu, tendo por base o próprio exemplo da Unidade de Saúde Pública e a partilha efetuada pela sua coordenadora, Sofia Bernardes.
O autarca saudou a USISM pela importância do trabalho desenvolvido, desde a sua criação em 2014, e enalteceu a iniciativa de promover e organizar as Primeiras Jornadas de Saúde Pública, por se apresentarem como uma oportunidade de reflexão, a partir de trabalhos realizados e resultados alcançados em diversos projetos, nomeadamente no âmbito da Qualidade alimentar, Observatório nutricional, Formação em diversos contextos e prevenção de acidentes.
Para José Manuel Bolieiro esta é uma iniciativa que revela o sentido de accountability (responsabilidade) da Unidade de Saúde Pública.
Notícias relacionadas
-
Pedro Nascimento Cabral recebe Presidente da USISM
09 NovPedro Nascimento Cabral recebe Presidente da USISM
-
Município de Ponta Delgada apostado na Saúde Escolar
22 NovMunicípio de Ponta Delgada apostado na Saúde ...
