“Ponta Delgada é autarquia que mais investe no desporto nos Açores”, afirma Pedro Nascimento Cabral
O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, afirmou, este domingo, que “Ponta Delgada é inquestionavelmente a autarquia que mais investe no desporto nos Açores”, tendo indicado que os apoios direcionados aos clubes e coletividades desportivas do concelho atingiram os cinco milhões de euros, no presente mandato.
Falando à margem da cerimónia de inauguração da obra de requalificação do Estádio de São Roque, o autarca fez saber que, desde 2022, a Câmara Municipal de Ponta Delgada destinou ao desporto “um montante superior a 2,1 milhões de euros”, apenas no que diz respeito a apoios para atividades regulares, em que se insere a formação e as competições, bem como a iniciativas pontuais, nas quais se incluem as participações de equipas em provas nacionais e internacionais, ou a realização de torneios e eventos desportivos.
Nesse seguimento, Pedro Nascimento Cabral realçou que, entre obras concluídas e programadas, a autarquia soma cerca de 2,9 milhões de euros de investimentos com vista à criação de novos campos e pavilhões no concelho ou à sua melhoria.
Referiu, por isso, que a autarquia promoveu a requalificação do Estádio de São Roque, num investimento próximo de 1 milhão de euros, e que fará o mesmo no Campo das Figueiras, na freguesia de Santo António, numa obra orçada em 750 mil euros.
Ainda no que respeita a intervenções em recintos de futebol, Pedro Nascimento Cabral deu nota de que a Câmara Municipal de Ponta Delgada procedeu a obras para modernizar as infraestruturas e o sistema de iluminação dos campos Jácome Correia e do Águia dos Arrifes, num total de 190 mil euros.
Cumprindo com uma “visão de futuro” para o desporto em Ponta Delgada, o autarca sublinhou que os apoios financeiros da autarquia têm sido distribuídos pelas várias modalidades desportivas e de modo descentralizado pelas freguesias.
Nesse sentido, começou por lembrar que a Câmara Municipal inaugurou uma pista de Pump Track, em São Pedro, no valor de 156 mil euros, assim como requalificou e substituiu o piso sintético do campo de Padel do Livramento, por 15 mil euros.
Posteriormente, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada reafirmou que a autarquia vai atribuir 500 mil euros ao Arrifes Kickboxing Clube para a construção de um centro de treinos na freguesia e apoiar com 150 mil euros o projeto de cobertura de três campos do Clube de Ténis de São Miguel, na Fajã de Cima.
Também para atrair mais jovens e atletas para diferentes modalidades, Pedro Nascimento Cabral adiantou que a autarquia encontra-se a preparar os projetos de cobertura do campo de jogos da freguesia de Covoada, de cobertura do Campo Polidesportivo "O Garralha", em Santa Clara, mas, também, em São José e nas Sete Cidades.
Congratulando-se com o facto de Ponta Delgada ter voltado a ser distinguida com o Galardão de Município Amigo do Desporto, o responsável autárquico manifestou o seu orgulho pelo facto de as políticas municipais estarem a contribuir para “formar campeões” e elevar os clubes do concelho “aos mais altos patamares do desporto nacional e internacional”, como acontece com os seniores do Santa Clara, com a equipa de basquetebol feminina do Clube União Sportiva e, em modalidades individuais,como o Judo, Kickboxing, Karaté, Natação, Jet Ski, Xadrez, Atletismo e Ginástica Aeróbica.
Para Pedro Nascimento Cabral, é inegável que os investimentos e políticas municipais “favorecem direta e indiretamente a existência de escalões seniores no concelho”, independentemente de a Câmara Municipal de Ponta Delgada assumir “o desporto para todas as idades, o desporto escolar, o desporto de formação e o desporto de inclusão como os principais pilares do seu projeto desportivo”.
Como tal, o autarca destacou que Ponta Delgada acolhe e apoia anualmente os eventos de escalões de formação de “maior dimensão da Região”, tendo apoiado, com mais de 175 mil euros, os torneios infantis do “Clube União Micaelense, Pauleta, e o Figueiras Cup ”, desde o início do mandato.
Convicto de que “todo o desporto se rege pela inclusão”, Pedro Nascimento Cabral recordou que a Câmara Municipal concluiu a obra do Pavilhão de São Sebastião, cedendo-o à equipa de futsal adaptado do Clube Desportivo Santa Clara, que se sagrou vice-campeã nacional este ano, depois de ter vencido o título em 2023.
Refira-se que a autarquia apoia, todos os anos, perto de 100 entidades desportivas do concelho, abrangendo cerca de 60 modalidades.
Ponta Delgada tem mais de três centenas e meia de atletas de desporto adaptado a praticarem modalidades como Atletismo, Futsal, Goalball, Boccia, Tricicleta, Natação, Ciclismo, Xadrez, Ginástica, Judo, Ténis, Futebol, Patinagem, Basquetebol, Ténis de Mesa, Ioga, Equitação, Treino Funcional, Taekwondo, Crossfit, Dança e Kickboxing. Estas modalidades são praticadas em quase duas dezenas de clubes desportivos, associações e instituições de solidariedade social de Ponta Delgada.
