Ponta Delgada atribui Chave de Honra a Jaime Gama e homenageia cidadãos e instituições em Dia da Cidade
A Câmara Municipal assinala amanhã os 480 anos de elevação de Ponta Delgada a Cidade, no Coliseu Micaelense, atribuindo a “Chave de Honra” a Jaime Gama e outras Distinções Honoríficas a 24 entidades, entre cidadãos e agentes coletivos, com representatividade nas áreas socioculturais e económicas do concelho.
A Chave de Honra é a mais alta distinção do Município e será entregue a Jaime Gama em reconhecimento das ações que desenvolveu em benefício do concelho e do país, destacando-se, entre outros méritos, o exercício das funções de Presidente da Assembleia da República entre 2005 e 2011, bem como o desempenho de cargos governativos de elevada responsabilidade, nomeadamente como Ministro da Administração Interna, dos Negócios Estrangeiros e da Defesa.
Na cerimónia de amanhã serão também atribuídas Medalhas de Ouro, Medalhas de Mérito e Diplomas de Reconhecimento Municipal a empresas, instituições e diversas personalidades (em vida e a título póstumo), relevando o respetivo contributo para a dignificação da cidade ou do concelho, em diferentes componentes do seu processo de desenvolvimento.
Tal como unanimemente aprovado em reunião ordinária da Câmara Municipal, a “Medalha de Ouro do Município” será entregue à Associação Agrícola de São Miguel, à Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes dos Açores, ao Clube Naval de Ponta Delgada, assim como ao Monsenhor José Medeiros Constância, ao Patronato de São Miguel e à Universidade dos Açores.
Por seu lado, a “Medalha de Mérito Municipal” será atribuída à Associação Atlântica de Apoio aos Doentes de Machado-Joseph, à Associação Seniores de São Miguel, à Banda Filarmónica de Nossa Senhora da Luz, ao Café Royal, ao médico pneumologista Carlos Pavão (a título póstumo), ao Grupo Folclórico de Cantares e Balhado da Relva, ao proprietário da Oficina-Museu de Artesanato Artes e Ofícios das Capelas, Manuel João da Silveira Sousa Melo, e à UMAR Açores, Associação para a Igualdade das Mulheres.
Foi ainda deliberado entregar o Diploma de Reconhecimento Municipal à Vice-Presidente do Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo, Aldina Gamboa, à Associação Académica da Universidade dos Açores, à Associação de Cantadores e Tocadores ao Desafio dos Açores, à Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária – Kairós, à Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, e à TAUA – Tuna Académica da Universidade dos Açores.
A titulo póstumo, o diploma vai ser também atribuído ao historiador António Paquete, ao fundador do Grupo Sayonara, Joaquim Neves, ao ex-presidente e sócio-fundador da Associação Solidaried'Arte, Leonardo Sousa, e ao antigo Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, Tomás Vultão.
