Ponta Delgada assinala Dia Mundial da Criança com 2000 alunos no Campo de São Francisco
Conteúdo atualizado em25 de maio de 2026às 08:30
Passar para o Conteúdo Principal
Agende o seu atendimento presencial ou online
Diretório de Serviços Municipais
Os nossos Serviços Online
![]()
No próximo dia 1 de junho (segunda-feira), o Campo de São Francisco de Ponta Delgada vai receber cerca de 2000 crianças do parque escolar e da rede municipal de ATL do concelho, assinalando o Dia Mundial da Criança com um programa diversificado que inclui insufláveis ‘pula-pula’, ateliers lúdico-pedagógicos e animação musical.
A iniciativa volta a ser promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, decorrendo, no período da manhã, entre as 10h00 e as 12h00, e, da tarde, entre as 14h00 e as 16h00.
Naquela que é a vertente mais pedagógica do evento, destaque para os ateliers ao nível da saúde que estarão a ser conduzidos pela Equipa de Saúde Escolar da USISM, Ordem dos Enfermeiros e Farmácia Garcia, bem como pelo Grupo de Amigos da Pediatria do Hospital do Divino Espírito Santo.
No que respeita à oferta educativa em matéria de segurança pública e defesa, o Dia Mundial da Criança contará com a participação da Polícia Municipal de Ponta Delgada, da Polícia de Segurança Pública e do Exército Português.
Do mesmo modo, a iniciativa contemplará não só ateliers do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, como também da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponta Delgada e do Instituto de Apoio à Criança – Açores.
As cerca de duas mil crianças presentes poderão também ter contacto com profissionais do Departamento de Desenvolvimento Social, Educação, Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Ponta Delgada, da Divisão de Equipamentos Municipais e Estrutura Verde, da Unidade Orgânica de Bem Estar Animal e Sensibilização Ambiental, e da Unidade Orgânica de Biblioteca e Arquivo.
Também com ateliers, participarão Humberta Araújo (com brinquedos antigos), a Papelaria Resarte, a Desliga - Associação de Promoção da Cidadania Digital e dos Riscos da Internet e o Clube de Ténis de São Miguel.
Entretanto, as empresas Unileite, Sodril e Finançor, que quiseram igualmente associar-se à iniciativa, facultarão leite, gelados e bolachas, fazendo a delícia da pequenada.
A iniciativa é de acesso gratuito, abrindo-se a todas as crianças e famílias que entendam participar nas atividades programadas.