Época balnear arranca a 1 de junho em Ponta Delgada
A época balnear no concelho de Ponta Delgada arranca oficialmente a 1 de junho, com a Câmara Municipal a assegurar, uma vez mais, condições de segurança e vigilância nas principais zonas balneares do concelho através da presença de nadadores-salvadores.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, destaca que o investimento realizado pela autarquia visa garantir “uma utilização segura, confortável e de qualidade” dos espaços balneares do concelho, tanto para residentes como para visitantes.
“A nossa prioridade é assegurar que as zonas balneares do concelho oferecem todas as condições de segurança e bem-estar a quem delas usufrui durante os meses de verão. Ponta Delgada possui uma costa de enorme beleza natural e é fundamental garantir serviços adequados e capazes de responder à crescente procura destes espaços”, afirmou o autarca.
Durante o período oficial da época balnear, os Poços de São Vicente Ferreira/Capelas contarão com vigilância entre os dias 1 de junho e 30 de setembro, das 09h30 às 18h30.
Já as zonas balneares do Forno da Cal, Milícias, Pópulo, Praia dos Mosteiros e Poças Sul dos Mosteiros terão vigilância assegurada entre 15 de junho e 13 de setembro.
Pedro Nascimento Cabral sublinha que a aposta da autarquia nas zonas balneares do concelho integra uma estratégia mais ampla de valorização da orla costeira e promoção da qualidade de vida da população.
“As nossas zonas balneares são espaços de convívio, lazer, prática desportiva e contacto com a natureza, assumindo também uma importância crescente na atratividade turística de Ponta Delgada”, referiu.
Zonas balneares com Qualidade de Ouro
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destaca ainda o facto de cinco zonas balneares da concessão municipal voltarem a ostentar o galardão “Qualidade de Ouro”, designadamente a Praia das Milícias, Praia do Pópulo, Forno da Cal, Poços Capelas/São Vicente Ferreira e Poças Sul dos Mosteiros.
O galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela associação ambientalista Quercus, reconhece zonas balneares que, ao longo das últimos cinco anos, apresentaram qualidade da água classificada como “excelente”, ausência de ocorrências de interdição ou desaconselhamento da prática balnear.
Para Pedro Nascimento Cabral, a distinção “representa um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo município na valorização e qualificação das zonas balneares do concelho”.
“É motivo de grande orgulho ver as nossas zonas balneares novamente distinguidas pela qualidade ambiental, segurança e excelência das águas, assim como pela limpeza das suas areias. Este galardão reforça a atratividade de Ponta Delgada enquanto destino turístico de qualidade e reflete também o nosso compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida”, sublinhou o autarca.
