Confraria dos Gastrónomos valoriza produtos e projeta Ponta Delgada internacionalmente, diz Pedro Nascimento Cabral
O Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, afirmou, este sábado, que a Confraria dos Gastrónomos dos Açores valoriza a diversidade de produtos que a Região produz, enquanto também promove e projeta internacionalmente a identidade cultural de Ponta Delgada, através da sua gastronomia.
“A vossa existência é fundamental para promover e projetar Ponta Delgada na Europa e resto do Mundo. A Confraria espelha e perpetua aquelas que são as nossas seculares tradições gastronómicas, firmando uma identidade cultural que se formou ao longo de quase seis séculos a meio do Atlântico Norte”, destacou o autarca.
Pedro Nascimento Cabral falava na cerimónia de abertura do XIII Capítulo da Confraria dos Gastrónomos dos Açores que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou também com as intervenções do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, do Confrade Mor, António Cavaco, do respetivo Presidente da Assembleia Geral, Confrade Emanuel Carreiro, e do CEO da Delta Cafés, João Nabeiro.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada enalteceu ainda as confrarias espanholas e francesas que se juntaram ao momento, deixando-lhes calorosas palavras de boas-vindas à maior cidade dos Açores.
Manifestou, depois, a sua grande satisfação por constatar a participação de “diversas personalidades” provenientes dos “mais variados quadrantes da sociedade” neste XIII Capítulo, momento alto da Confraria dos Gastrónomos dos Açores.
“Ponta Delgada associa-se com redobrado regozijo a mais este capítulo que a Confraria escreve. De facto, somos sempre poucos para projetar e enaltecer aquilo que os nossos antepassados foram construindo, resistindo e preservando. Estou certo de que, hoje, os honramos e também graças a todos vós, Gastrónomos dos Açores, entregamos algo de absolutamente único à mesa de quem nos visita”, salientou Pedro Nascimento Cabral.
Este sábado, a Confraria dos Gastrónomos dos Açores entronizou novos confrades e homenageou Manuel Estrela e Margarida Hintze.
