Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia missão de voluntariado jovem em Cabo Verde
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, vai apoiar a participação da Associação de Juventude Aprender a Viver numa missão de voluntariado internacional promovida pela Central Única das Favelas (CUFA), em Cabo Verde, reforçando a aposta do município na capacitação dos jovens e em projetos de intervenção junto de comunidades vulneráveis.
“Acreditamos que os jovens devem ser incentivados a participar em projetos que promovam valores de solidariedade, responsabilidade social e intervenção comunitária. Este tipo de experiências contribui para formar cidadãos mais conscientes, mais preparados e mais envolvidos com os desafios sociais da atualidade”, afirmou Pedro Nascimento Cabral.
A iniciativa enquadra-se na estratégia municipal de valorização da juventude, reconhecendo o papel do voluntariado enquanto ferramenta de inclusão social, cidadania ativa e proximidade entre comunidades.
A CUFA desenvolve projetos de inclusão social e mobilização comunitária junto de populações em situação de vulnerabilidade, promovendo oportunidades de transformação social e valorização cultural em Cabo Verde.
Para Pedro Nascimento Cabral, esta colaboração representa também “uma oportunidade para reforçar laços de cooperação e partilha entre territórios unidos pela língua portuguesa, através do envolvimento ativo da juventude”.
Presente na assinatura do protocolo, a Presidente da Associação de Juventude Aprender a Viver, Solange Ponte, agradeceu o apoio concedido pelo Município, sublinhando a importância da parceria para a concretização do projeto de voluntariado.
“Este apoio é fundamental para permitir que os jovens possam viver uma experiência profundamente enriquecedora do ponto de vista humano, social e cultural, contactando diretamente com outras realidades e contribuindo de forma ativa para o trabalho desenvolvido junto das comunidades”, afirmou.
A Associação de Juventude Aprender a Viver é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção de atividades dirigidas aos jovens e à intervenção nas áreas social e psicológica, desenvolvendo projetos de apoio comunitário, capacitação e inclusão social.
Eventos Relacionados
-
Câmara Municipal de Ponta Delgada duplica apoio ao torneio Figueiras Cup
05 JunCâmara Municipal de Ponta Delgada duplica ...
-
Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia Banda Harmonia Mosteirense
07 AgoCâmara Municipal de Ponta Delgada apoia Banda ...
