Câmara distingue Farol da Ferraria com Diploma de Reconhecimento Municipal
A Câmara de Ponta Delgada acaba de distinguir o Farol da Ferraria, nos Ginetes, com o Diploma de Reconhecimento Municipal. Uma distinção honorífica que surge no ano em que este mesmo farol celebra o seu 117º aniversário.
A cerimónia teve lugar, esta sexta feira, no próprio Farol da Ferraria, e visou reconhecer o contributo secular dos seus faroleiros ao serviço da segurança marítima e apoio à comunidade.
O Capitão do porto de Ponta Delgada, Cruz Martins, agradeceu a distinção à Câmara Municipal de Ponta Delgada, considerando o momento como “marcante” na história do Farol da Ferraria, não esquecendo a importância dos faróis na segurança marítima.
Também o Comandante da Zona Marítima dos Açores, José Croca Favinha, agradeceu a distinção, considerando a mesma como “uma demonstração inequívoca da consideração da autarquia pelos serviços prestados em prol da segurança da navegação em águas da ilha de S. Miguel e por todos os faroleiros que aqui prestaram e prestam serviço”.
Dirigindo-se ao Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, o Comodoro defendeu o estabelecimento, no Farol da Ferraria, de um Centro de Interpretação do farol e núcleo museológico, afirmando que vai retomar o processo junto da Autoridade Marítima Nacional para colocar em marcha o projeto, que, segundo adiantou, espera contar com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O Presidente da Câmara manifestou a disponibilidade da autarquia para colaborar no projeto e regozijou-se pela atribuição da distinção honorífica municipal ao Farol da Ferraria, o que “representa, desde logo, o que fomos e o que somos como povo”.
José Manuel Bolieiro saudou o trabalho desempenhado pelos faroleiros e deixou uma palavra de apreço aos jovens cadetes que “começam um percurso que vai ajudar a compreender os valores da vida, constituindo, assim, um bom exemplo de cidadania”.
“A história imaterial do Farol da Ferraria levou a Câmara Municipal de Ponta Delgada a aprovar, por unanimidade, a proposta apresenta pela Comissão de Toponímia. A nossa autarquia fará tudo o que estiver ao seu alcance para também colaborar no desafio aqui lançado pelo senhor Comandante da Zona Marítima dos Açores” - frisou.
Recorde-se que a sugestão para a entrega do Diploma de Reconhecimento Municipal ao Farol da Ferraria foi apresentada, em outubro deste ano, à Comissão Municipal de Toponímia, Distinções Honoríficas e Património Cultural, presidida por José Andrade, pelo historiador Sérgio Rezendes, Cadetes do Mar, cadetes da Defesa e alunos das turmas 1 e 2 do 9º ano do Colégio do Castanheiro.
Uma vez aprovada pela referida comissão, baixou à reunião de Câmara, acabando por ser aprovada por unanimidade.
De referir que, no início da cerimónia, Sérgio Rezendes fez um breve enquadramento inicial da importância histórica do Farol da Ferraria, seguindo-se a entrega de diplomas, pelo próprio, aos Cadetes do Colégio do Castanheiro.
