Câmara de Ponta Delgada investe perto de 2 milhões de euros na freguesia da Relva
A Câmara Municipal de Ponta Delgada investiu, no presente mandato e até à data, 1 941 049,74 euros na freguesia da Relva. Para o próximo ano, está prevista a ampliação da casa mortuária, no valor aproximado de 150 mil euros.
Em obra, concluída e em curso, foram investidos 1 673 799,96 euros, por via direta da autarquia (778 439,76 euros) e dos Serviços Municipalizados (895 360,20 euros).
Um montante a que acresce as transferências para a junta no âmbito dos contratos interadministrativos no valor de 267 249,78 euros.
Os números foram divulgados pela Presidente do Município, ontem, durante uma reunião com a Junta de Freguesia, presidida por Pedro Melo, onde contextualizou a visita à freguesia – aferir o que foi feito, o que está em vias de conclusão e o que falta fazer – e reafirmou a aposta na política de descentralização e de cooperação com as juntas de freguesia.
Neste momento, está em curso a obra de pavimentação do bairro do Lameiro e foi adjudicada a empreitada de execução de um espaço exterior coberto na escola EB/JI da Relva.
Para o próximo ano, está prevista a ampliação da casa mortuária no valor aproximado de 150 mil euros.
Maria José Lemos Duarte congratulou-se pelo excelente relacionamento pessoal e institucional mantido com a Junta da Relva e muito em particular com o seu presidente, Pedro Melo, que expressou o gosto em receber a comitiva, reiterou o bom relacionamento mantido com a autarquia e agradeceu a colaboração e disponibilidade constantes da Câmara Municipal.
Depois da reunião com a Junta de Freguesia da Relva, a comitiva visitou a Residência da Seara do Trigo (pretendida utilização do espaço circundante), o Bairro do Lameiro (obra de repavimentação em curso), a Estrada Regional/Rua de Nossa Senhora das Vitórias (obra dos SMAS em curso), a Casa Mortuária (obra de ampliação programada), o Campo Polidesportivo da Relva (pretendida recuperação da vedação), a Escola EB1/JI da Relva (pretendida construção de alpendre), a sede Casa do Povo da Relva, a sede do Agrupamento 193 da AEP (pretendido estacionamento envolvente), a sede do Grupo Folclórico de Balhados e Cantares da Relva e a sede da Filarmónica Nossa Senhora das Neves (pretendida ampliação das sedes destas últimas duas instituições).
Obra de 234 mil euros no Lameiro finalizada até ao final do ano
Orçada em 233.896 euros, a empreitada de repavimentação das ruas do Lameiro e de São José deverá estar concluída até ao final do presente mês de dezembro.
Recorde-se que as duas ruas apresentavam mau estado de conservação e diversas anomalias, derivadas do envelhecimento dos pavimentos e da passagem contínua de veículos.
Com a intervenção da Câmara de Ponta Delgada, pretendeu-se contribuir para melhorar a qualidade da vida dos moradores e dos utilizadores destas duas vias e da localidade em geral, proporcionando um melhor equilíbrio entre a circulação viária e boas condições de utilização por parte dos peões, em especial de pessoas com mobilidade condicionada.
A obra em questão incluiu a substituição integral do piso da faixa de rodagem e estacionamento destes dois arruamentos, assim como dos passeios ali existentes e a substituição de lancis.
Foi também contemplada a repavimentação da passagem pedonal que liga a Rua dos Lameiros e a Rua de São José, assim como das duas passagens de acesso às escadas que ligam a Rua dos Lameiros à Rua Eng.º Dinis Pimentel da Silva, situada a nascente.
Durante a intervenção, foram ainda tido em conta a inclusão de infraestruturas de drenagem pluvial e a remodelação das infraestruturas elétricas.
