Câmara aprova criação de mercado de artesanato em Ponta Delgada
A Câmara Municipal aprovou, na reunião de Câmara realizada hoje na Vila de Capelas, a criação de um mercado de artesanato em Ponta Delgada, sendo esta uma iniciativa que pretende dinamizar o comércio tradicional, reforçar dinamismo às freguesias, acentuar a atratividade turística e, sobretudo, valorizar o trabalho dos artesãos do concelho enquanto expressão viva das nossas tradições e costumes.
O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, destacou que esta medida representa “um compromisso claro com a valorização da identidade local e com o fortalecimento da economia do concelho”.
“Os nossos artesãos materializam a nossa tradição e o saber que passa de geração em geração. Cada peça produzida carrega história, memória e identidade. Ao criarmos este mercado, estamos a dar palco à materialização daquilo que somos enquanto comunidade”, afirmou o autarca.
Segundo Pedro Nascimento Cabral, o mercado será muito mais do que um simples espaço de venda, mas antes um verdadeiro ponto de encontro entre a tradição e a contemporaneidade.
“Queremos que o centro histórico e cada freguesia onde este mercado regular funcionará, sejam espaços mais vivos, dinâmicos e com maior capacidade de atrair residentes e visitantes. Este mercado regular será um espaço privilegiado para promover o talento dos nossos artesãos, mas também um instrumento concreto de dinamização do comércio tradicional e de incentivo à circulação de pessoas no coração da cidade e das nossas freguesias.”
O Presidente da Autarquia sublinhou que o artesanato local representa a materialização dos usos, costumes e vivências das freguesias do nosso concelho. “Estamos a falar de peças que refletem o trabalho manual minucioso, a criatividade inspirada na nossa terra e no nosso mar. Valorizar o artesanato é valorizar a nossa história coletiva e projetá-la no futuro”, acentuou.
