Autarquia associa-se a homenagem à comunidade piscatória da freguesia de São Pedro
A Câmara Municipal de Ponta Delgada associou-se à homenagem à comunidade piscatória da freguesia de São Pedro. A sessão foi promovida pela Junta de Freguesia de São Pedro e decorreu ontem de manhã na Alameda Duque de Bragança (Relvão).
A autarca enalteceu a “importância histórica e cultural da comunidade piscatória de São Pedro para o povoamento, crescimento e desenvolvimento desta freguesia”, razão pela qual considerou que a homenagem, “além de justa, é a expressão pública da responsabilidade que temos sobre este legado que nos orgulha a todos”.
“O património material e imaterial desta vasta comunidade piscatória é merecedor do nosso mais profundo respeito”, afirmou, realçando a importância de “preservar uma herança que identifica esta freguesia e a própria cidade de Ponta Delgada e que, também por isso, deve ser partilhada com as novas gerações”.
Maria José Lemos Duarte lembrou o “contributo dos pescadores para a dinamização económica e social da freguesia” a partir do seu núcleo histórico, a Calheta Pêro de Teive, de onde “embarcavam bravos e corajosos homens e pais de família” rumo à Terra Nova, no Canadá, para temporadas de pesca nos bacalhoeiros.
Na sessão foram homenageados pescadores, viúvas e descendentes que receberam um troféu alusivo à evocação e como reconhecimento público pelo contributo desta comunidade para a afirmação da identidade cultural da freguesia de São Pedro.
Foi também lançado o livro “A Confraria de São Pedro Gonçalves”, da autoria de Carlos Augusto Corvelo César, e prefácio de Santos Narciso, que fez a apresentação de uma obra que é mais um exemplo do “contributo de ambos para a valorização da história e da identidade de São Pedro”, afirmou a Presidente da Câmara Municipal.
“Os princípios da solidariedade, partilha e entre-ajuda associados à ‘Confraria de São Pedro Gonçalves’, e tão bem ilustrados neste livro, constituem um testemunho de valores humanistas que é próprio das gentes de São Pedro, que souberam afirmar este território no conjunto das freguesias de Ponta Delgada”, afirmou.
A Presidente notou que a autarquia, no âmbito das suas competências, tem dado o seu contributo para a valorização da freguesia de São Pedro, "mantendo-a atrativa não só para quem cá vive mas também para quem aqui procura fixar residência".
Participaram ainda na homenagem, entre outros, o Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João; a Vereadora com pelouro do Ambiente, Ana Almeida; o presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, José Leal; a presidente da Assembleia de Freguesia de São Pedro, Fátima Silva; Carlos Augusto Corvelo César e Santos Narciso.
