30 anos dos Tunídeos são merecedores do “reconhecimento e agradecimento” da Câmara Municipal
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou, este sábado, que os 30 anos da Tuna Masculina da Universidade dos Açores - Os Tunídeos são merecedores do “reconhecimento e agradecimento” da autarquia.
Falando no jantar de gala comemorativo do 30.º aniversário dos Tunídeos, em Ponta Delgada, o autarca felicitou, uma vez mais, a tuna masculina pelo percurso trilhado ao longo das últimas três décadas e pela “excelência” com que pontua a oferta sócio-cultural da academia açoriana.
“De facto, vocês são uma fonte eterna de juventude, originalidade e irreverência, como se vê pelas várias gerações que aqui estão. E é este tipo de carreira que também firma o que é a Universidade dos Açores e assinala a sua excelência”, frisou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Recorde-se que, por proposta de Pedro Nascimento Cabral, os Tunídeos receberam o Diploma de Reconhecimento Municipal, no Dia da Cidade, celebrado a 2 de abril.
À data o autarca destacava que, desde a sua formação, a tuna masculina primou exclusivamente pela criação de músicas originais, tendo “contribuído para o enriquecimento dos cancioneiros regional e tuneril português, com 50 temas da sua autoria”.
Lembrou ainda que é dos Tunídeos a autoria da canção considerada “hino da cidade de Ponta Delgada”, valorizando ainda o facto de terem registado o seu vasto repertório em três álbuns de originais.
Para Pedro Nascimento Cabral, a tuna tem também desenvolvido um papel inestimável no que diz respeito à “formação musical, cívica e académica de várias gerações de estudantes” da academia açoriana, constituindo-se como um agente cultural que “contribui decisivamente para a consolidação de Ponta Delgada como cidade universitária”.
Refira-se que, desde 2000, “Os Tunídeos” organizam e promovem o Festival Internacional de Tunas - El Açor, um evento que faz parte e prestigia a agenda cultural do concelho de Ponta Delgada.
