Câmara de Ponta Delgada assinala Dia da Restauração da Independência

25 Novembro 2016

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assinalar o Dia da Restauração da Independência de Portugal, 1 de dezembro, feriado nacional.
A efeméride decorrerá a 1 de dezembro, a partir das 10:45, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a conferência “A multidão das Alterações de Évora na origem da Restauração”, pelo professor Eduardo Cintra Torres.

A conferência vai abordar as alterações de Évora, em 1637, as quais poderiam ter sido mais um dos motins comuns na época, “sem nenhum inconveniente”, como os definia o rei Filipe IV, mas a complexidade da situação política em que se inscreveram e que elas mesmo criaram transformaram-na num acontecimento invulgar que se tornou “o fausto e elegante prelúdio da redenção lusitana”.

Na conferência, Eduardo Cintra Torres pretende averiguar o papel das Alterações de Évora enquanto movimento social, e em especial o significado da sua multidão.

Foi, afinal, um motim com muito inconveniente, que manteve o poder popular em Évora durante meses e que motivou complexas intrigas e ações políticas na cidade, em Vila Viçosa, em Lisboa, em Madrid, envolvendo as elites em ambos os países, e que teve repercussões numa Europa em conflitos armados.

O levantamento popular contra um aumento de impostos tornou-se, apesar do seu previsível desfecho, o símbolo da disposição do povo para se opor à dominação castelhana e uma indicação de que o clero e a nobreza, incluindo o próprio Duque de Bragança, estavam disponíveis para pôr termo à dominação estrangeira.

#cintratorres #restautacaodaindependencia #feriadonacional #pontadelgada

Ponta Delgada, 25 de novembro de 2016