Cristina do Canto Tavares quer desenvolver Plano Municipal de Promoção de Acessibilidade já em 2024

06 Dezembro 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai avançar com o Plano Municipal de Promoção de Acessibilidade, em 2024, e já começou a trabalhar com os seus dirigentes e técnicos para que os serviços camarários sejam capazes de dar a melhor resposta aos desafios que surgem no âmbito da acessibilidade e mobilidade inclusiva”, afirmou a vereadora Cristina do Canto Tavares.

O anúncio foi feito na sessão de sensibilização para a Mobilidade Inclusiva, que se realizou esta segunda-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho, uma iniciativa que serviu para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro.

Na ocasião, Cristina do Canto Tavares comunicou que “fomos pioneiros na abertura do primeiro balcão da inclusão do Atlântico, que já existe há um ano. Agora, quisemos, novamente, reforçar a nossa aposta e dar mais um passo no caminho da inclusão com uma sessão sobre a mobilidade inclusiva, apresentada por membros da delegação da ACAPO Açores”.

Durante a sua intervenção, a vereadora responsável pela área social realçou também a importância desta reflexão, que teve como público os dirigentes e colaboradores da autarquia: “A Câmara tem mais de 1.000 funcionários e diversos serviços, por isso achamos que devemos começar por dentro. Convidamos a ACAPO, uma das IPSS parceiras da Autarquia, com a qual temos vindo a trabalhar de forma próxima e os seus membros têm sido verdadeiros consultores para o Município, para promover uma reflexão sobre a mobilidade inclusiva”.

Cristina do Canto Tavares afirmou ainda que “este é apenas mais um passo! Queremos manter-nos atualizados sobre as necessidades dos cidadãos, para podermos adaptar os nossos serviços e capacita-los de ferramentas e conhecimentos adequados aos desafios da acessibilidade e mobilidade inclusiva. Um dos nossos objetivos é abrir estas ações de reflexão aos nossos empresários, aos nossos professores do ensino básico do concelho e ainda às nossas crianças e jovens, pois só assim nos tornaremos num Município, verdadeiramente, inclusivo”.