Esclarecimento - Obras na Torre do Relógio da Igreja Matriz

12 Agosto 2021

Face às legitimas dúvidas dos Munícipes sobre a data do recomeço da obras na Torre do Relógio da Igreja Matriz de Ponta Delgada, freguesia de São Sebastião, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Maria José Lemos Duarte, esclarece o seguinte:
1 - No dia 21 de Outubro de 2020, a empreitada de Reforço Estrutural e Recuperação da Torre do Relógio da Igreja Matriz foi consignada à empresa Conduril pelo período de execução de 120 dias.
2 - Em Fevereiro de 2021, foi concedido à Conduril a prorrogação do prazo de execução da empreitada por mais 60 dias, essencialmente devido às condições atmosféricas rigorosas.
3 - No dia 8 de Abril de 2021, a CMPD recebeu um email da Fiscalização (Norma Açores) a informar esta autarquia do muito avançado estado de degradação da estrutura do catavento, uma situação só possível de verificar no decorrer da referida empreitada.
4 - No dia 12 de Abril de 2021, foi solicitado pela CMPD à Norma Açores a realização de um aditamento ao projeto para a reconstrução da estrutura do catavento da Torre do Relógio da Igreja Matriz.
5 - A obra foi suspensa a 16 de Abril de 2021 devido a problemas de estabilidade do catavento. Previu-se a suspensão da obra por um período de 90 dias.
6 - A 12 de Julho de 2021 foi entregue à CMPD o projeto da Reconstrução da Estrutura do Catavento da Torre do Relógio da Igreja da Matriz.
7 - A CMPD enviou, a 13 de Julho de 2021, o projeto para parecer da Direção Regional da Cultura (DRaC).
8 - A 26 de Julho de 2021 a DRaC emitiu o seu parecer, solicitando elementos adicionais.
9 - A 30 de Julho de 2021 o projetista entregou à CMPD os elementos solicitados pela DRaC.
10 - A 5 de Agosto de 2021 a CMPD enviou os elementos à DRaC.
11 - À data deste Esclarecimento, 12 de agosto de 2021, a CMPD aguarda o parecer da DRaC.

Praça do Município
12 de agosto de 2021