Câmara está a criar mais 100 lugares de estacionamento na zona da Arquinha

02 Março 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a criar um parque de estacionamento, com capacidade para uma centena de lugares, na zona da Arquinha (Calço da Má Cara), freguesia de São Sebastião.
A autarquia, presidida por Maria José Lemos Duarte, com a colaboração da empresa Marques, já avançou com o estacionamento provisório e com uma ligação pedonal entre o Caminho da Levada e a Rua do Calço da Má Cara.
O terreno, de 4.720 metros quadrados, onde está a ser construído o novo parque, foi adquirido pela autarquia no final do ano passado por 400 mil euros. Após esta operação, a Câmara Municipal decidiu avançar de imediato com a sua construção, “dada a necessidade urgente de estacionamento naquela zona e para dar resposta ao anseio dos moradores, empresários e alojamentos locais”, explica o Vice-Presidente da autarquia.
Pedro Furtado adianta que o Município vai avançar também com a elaboração de um projeto urbanístico para esta zona da cidade que, para além da criação dos 100 lugares de estacionamento, prevê a intervenção no largo do fontanário (ex-libris da freguesia) e a reformulação da ligação entre o Caminho da Levada e a Rua Calço da Má Cara.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada concretiza, assim, uma pretensão antiga da Junta de Freguesia de São Sebastião, dos moradores e da própria autarquia, numa zona habitacional, de comércio e de serviços caracterizada por arruamentos estreitos o que, associado ao estacionamento de viaturas na via, dificulta a circulação automóvel e a mobilidade de peões.