Câmara aprova voto de louvor pelos 50 anos do Grupo Ilha Verde

27 Fevereiro 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Maria José Lemos Duarte, aprovou, por unanimidade, na sua última reunião ordinária, um voto de louvor pelo quinquagésimo aniversário do “Grupo Ilha Verde”, celebrado a 12 de fevereiro.
Fundado por três sócios, em 1971, o grupo começou com a “Ilha Verde Rent a Car”, na altura com o nome de “Rego, Costa & Tavares Lda.”. O investimento concretizou um projeto pessoal do empreendedor Antero Rego.
Na época, o serviço era assegurado pelos três sócios-gerentes e por um funcionário que até hoje é colaborador da empresa, João Luís Carreiro. Com seis carros na frota, a “Rego, Costa & Tavares Lda.” tinha na população local a maioria dos clientes, uma vez que poucos eram os possuíam transporte próprio, e alugava para passeios, casamentos e outros eventos.
A atividade da empresa foi evoluindo, com a “Ilha Verde” a ganhar nome no mercado regional, continental e internacional, nunca perdendo de vista a missão por que foi criada: a da promoção do turismo e a sua importância na economia e no desenvolvimento dos Açores.
Em 1974, Antero Rego e a mulher assumem a totalidade da empresa e iniciam uma nova etapa com a criação de novos empreendimentos no setor da mobilidade, e a ganhar nome no mercado automóvel: a rent a car torna-se na maior dos Açores, alarga a sua atividade a praticamente todas as ilhas, com viaturas para todos os segmentos.
O Grupo expande-se para várias áreas de negócio, desde o ensino da condução ao comércio automóvel em que alé, da venda de viaturas novas, se dedica ao comércio de usados.
Deu também resposta às novas necessidades do mercado com a criação de serviços complementares, como um centro de colisão multimarca, estação de lavagem automóvel 24 horas por dia, seguros e financiamento auto.
Em 2019 o “Grupo Ilha Verde” consegue a certificação das suas empresas com a Norma ISO 9001, abraça as novas tecnologias e coloca como desafio presente as exigências do mercado automóvel: a certificação ambiental das empresas do Grupo Ilha Verde é um objetivo a concretizar em 2021.
O Grupo mantém um legado num conjunto de empresas que continua na gestão da família, em segunda geração.
Apesar dos constrangimentos económicos verificados em todo o mundo, o “Grupo Ilha Verde” quer continuar “A conduzir há 50 Anos o Futuro”, um lema que dá continuidade à missão por que foi criado: promover os Açores e o seu desenvolvimento económico, cada vez mais com olhos postos na mobilidade sustentável, numa região que tem no ambiente o seu pilar.
Com uma forte cultura empresarial e de missão social, o “Grupo Ilha Verde” valoriza e distingue os seus colaboradores, ao mesmo tempo que apoia causas comunitárias.