Câmara aprova voto de pesar pelo falecimento de João Mendonça

15 Janeiro 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou esta semana, em Reunião de Câmara, e por unanimidade, os votos de pesar pelo falecimento de João Pimentel de Melo Mendonça, fundador do Oculista João Mendonça, e de congratulação pelo 45.º Aniversário da Universidade dos Açores, pelo 100.º Aniversário do Clube União Sportiva e pela atribuição da medalha de “Mérito e Bons Serviços” da Federação de Ginástica de Portugal a Alexandra Barroso.
João Pimentel de Melo Mendonça faleceu no dia 6 de janeiro de 2021, aos 95 anos de idade, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Natural da Povoação, onde nasceu em 1925, cedo revelou o seu espírito empreendedor. Aos 21 anos, depois de regressar do Porto, onde estou Ótica, abriu a sua primeira loja, o Oculista Mendonça, no Instituto Margarida de Chaves. João Mendonça foi o primeiro oculista nos Açores, ganhando fama não só em São Miguel, mas também em Santa Maria. A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou o Voto de Pesar pelo falecimento de João Mendonça, reconhecendo o seu contributo para a saúde dos munícipes e para a valorização do comércio de Ponta Delgada.
Na mesma reunião, foi aprovado o Voto de Congratulação pelo 45.º aniversário da Universidade dos Açores. “Com a nossa Academia, a sua investigação e ensino, estaremos sempre coletivamente mais preparados para vencer todos os desafios, os do presente e os do futuro”, pode ler-se no voto. O Município de Ponta Delgada “tem expressado e concretizado com ação o seu empenho na nossa Universidade dos Açores” e congratula-se com a “sua fortíssima presença” no Campus de Ponta Delgada, uma presença que valoriza o concelho, a sua economia e a sua cultura.
Também foi aprovado o Voto de Congratulação pelo 100.º aniversário do Clube União Sportiva que completou, no passado dia 1 de janeiro, o seu 100.º aniversário. “Uma efeméride recheada de simbolismo e que constitui um motivo de orgulho para o clube - cimeiro no panorama nacional do basquetebol – mas também para Ponta Delgada e para os Açores”. O Município de Ponta Delgada tem estado ao lado do Clube União Sportiva e testemunhado os seus sucessos, tendo-lhe atribuído, em 2018, a Medalha de Mérito Municipal.
A Câmara Municipal aprovou ainda um Voto de Congratulação pela atribuição da medalha de “Mérito e Bons Serviços” da Federação de Ginástica de Portugal a Alexandra Barroso. Presidente da Associação Gímnica dos Açores há quatro anos e treinadora de Ginástica Aeróbica há quase 30, Xali, como é conhecida, é uma referência da ginástica regional, nacional e internacional. A Câmara Municipal de Ponta Delgada congratula-se, através deste Voto, com o justo reconhecimento do mérito e do bom serviço de Alexandra Barroso em prol do do desporto e da competição desportiva no concelho de Ponta Delgada.