“Ponta Delgada à Prova” com impacto superior a 160 mil euros na restauração

15 Janeiro 2021

A iniciativa “Ponta Delgada à Prova”, implementada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada no âmbito do Fundo de Emergência Empresarial de resposta municipal à pandemia, teve um impacto direto de mais de 160 mil euros na restauração.

Ao todo, foram comercializados 11888 menus regionais ou confecionados maioritariamente com produtos regionais, aprovados pela autarquia e pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores, entidade parceira da autarquia nesse projeto.

A medida, que começou a ser implementada em novembro, teve como propósito mitigar os efeitos da perda de receitas no setor da restauração e valorizar toda a cadeia de produção regional associada ao setor. Aderiram à iniciativa 31 restaurantes do concelho de Ponta Delgada.

A autarquia alocou 80.000 euros, já esgotados, para a execução desta medida que se traduziu na comercialização do menu "Ponta Delgada à Prova" (entrada, prato, bebida, sobremesa e café) pelo valor de 15€, ficando o cliente a pagar apenas 7,5€ e a Câmara Municipal os restantes 7,5€.

O Fundo Municipal de Emergência Empresarial foi criado em maio de 2020 para a implementação de várias medidas de política pública, já executadas ou em execução, de apoio à retoma económica e à dinamização social do concelho de Ponta Delgada em tempo de crise de saúde pública provocada pela pandemia da Covid-19 e com forte impacto na economia.