Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia Projeto Novas Rotas

28 Dezembro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada atribuiu um apoio de 4.400 euros à Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Integrada de Capelas para comparticipar os custos da execução das obras de construção de um edifício de natureza temporária, destinado a sala de aulas/espaço recreativo/laboratório do Projeto Novas Rotas da Escola Básica Integrada de Capelas.
O Município encara este apoio como um incentivo à criação e à manutenção de projetos de inovação e dinamização educativa, propiciando o desenvolvimento pedagógico dos alunos de acordo com os tempos atuais.  Há, pois, um natural e efetivo interesse do Município na melhoria de condições da normal atividade do projeto em causa, nomeadamente, através da adequação dos respetivos espaços utilizados por toda a comunidade educativa.
O Protocolo de Cooperação, com vigência por um ano, entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Integrada de Capelas foi assinado a 22 de dezembro por Maria José Lemos Duarte e Paulo Tavares.
Recorde-se que o Projeto Novas Rotas constitui um projeto de inovação pedagógica da Escola Básica Integrada de Capelas, que se apresenta como um modelo organizacional alternativo ao da escola convencional, assente nos pressupostos teóricos da educação holística. Perfilha perfilha uma nova forma de organização escolar, cujas metodologias permitem, por um lado, a criação de uma verdadeira comunidade de aprendizagem, num contexto de educação inclusiva e, por outro, promover um maior envolvimento dos pais/encarregados de educação no projeto educativo dos filhos/alunos, aumentando a cooperação escola-família.
A criação de uma edificação, de natureza temporária, destinada a sala de aulas/espaço recreativo/laboratório representa uma necessidade para o normal desenvolvimento das atividades propostas pelo Projeto Novas Rotas.
Os pais, encarregados de educação e voluntários propuseram-se a executar as obras de construção do referido edifício.