Câmara de Ponta Delgada atribui apoio de 40 mil euros para recuperação de edifício histórico da Igreja de São Sebastião

28 Dezembro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada atribuiu um apoio de 40 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Sebastião destinado a comparticipar os custos da execução de obras de reabilitação no edifício sito na Rua Manuel Inácio Correia e Largo João Francisco Cabral, propriedade da Fábrica e que durante anos tem funcionado como centro pastor e de catecismo da Paróquia de São Sebastião.
O protocolo de cooperação foi assinado na semana passada por Maria José Lemos Duarte, Presidente da Câmara Municipal, e Nemésio Medeiros, pároco da Paróquia de São Sebastião.
No documento é referido que “aquele edifício foi palco da formação não só religiosa, mas também pessoal e cívica de inúmeras gerações pontadelgadenses, constituindo assim uma marca indelével na vida de muitos cidadãos” sendo que, “por força do passar dos anos e por ação das térmitas que vêm infestando com elevada incidência o centro histórico de Ponta Delgada, apresenta sinais evidentes de degradação que colocam em causa a sua estrutura, ameaçando a segurança quer dos seus utentes, quer de quem circulasse junto ao mesmo”.
Considerando a história inerente àquele edifício e a sua privilegiada localização no centro histórico, o Município tem interesse na sua total e correta reabilitação, sendo que o referido espaço poderá ser cedido ao Município para efeitos de realização de exposições, sessões culturais ou outros eventos similares.
O protocolo vigora pelo prazo de dez anos a partir da data da sua assinatura.