Câmara Municipal de Ponta Delgada promove concertos de Natal online nos dias 25 e 27 de dezembro

22 Dezembro 2020

Num ano atípico a todos os níveis, a Câmara Municipal de Ponta Delgada preparou programa de Natal que privilegia o online e inclui uma série de concertos transmitidos no site, no Facebook, no Instagram e no canal do Youtube da instituição.
Os próximos concertos terão lugar a 25 e 27 de dezembro, às 17h00, com o Coral de São José e a Orquestra de Câmara, respetivamente.
O Coral de São José apresentará os “Clássicos de Natal”, um evento anual que possibilita ao público usufruir de um programa sinfónico de Natal equiparado aos que se produzem nos grandes centros urbanos. O reportório escolhido é sempre adequado à época natalícia e recai sobre obras que vão do lírico e sinfónico aos christmas carolls, possibilitando grande interação artística entre coro, orquestra ou instrumentos a solo e solistas de referência.
Este ano, decorrente da situação atípica em que nos encontramos, face ao surto pandémico da Covid-19, o Coral de São José teve de se adaptar ao momento e às restrições de saúde e segurança impostas e converter aquele que seria um cartaz atrativo para o grande público, numa versão online, feita em segurança, mas que não perde a sua essência e propósito: levar cultura ao grande público e às famílias.
O programa  valorizará o Natal português, abordando temas tradicionais com arranjos contemporâneos, excertos da icónica obra Messias, de Haendel, chegando aos célebres temas internacionais de Natal, celebrizados por grandes músicos de referência.
Às 17H do dia 25 de dezembro de 2020, a partir da Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, chegará a casa de todo o público, também por via do Facebook do Coral de São José e da RTP Açores, a transmissão deste concerto repleto da mística do Natal e do poder da música, com o Coro Sinfónico do Coral de São José, os solistas Sandra Medeiros e Marco Alves dos Santos, a pianista Svetlana Pascoal e a direção musical do maestro Luís Filipe Carreiro, numa coprodução do Coral de São José e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que conta com o apoio do Governo dos Açores.
No domingo, 27 de dezembro, às 17h00, a Orquestra de Câmara de Ponta Delgada estreia-se em formato digital com um programa alusivo à quadra do Natal. Sob a direção musical do violinista Grigori Spektor, o programa forma-se de uma seleção musical deveras eclética, que transporta o ouvinte numa viagem musical por alguns dos diversos cenários natalícios do mundo, com músicas de Béla Bartok, Marshall Fine e Leroy Anderson.
Béla Bartók nasceu na Hungria no final do século XIX e é considerado um dos mais importantes e influentes compositores do século XX. Para além das inovações que trouxe a nível formal e harmónico na composição, foi também um dos pioneiros na recolha e adaptação da música folclórica para a tradição clássica. Hoje em dia, muitas das suas obras constituem repertório regular em grandes salas de concertos por todos o mundo, tocadas por orquestras e músicos conceituados. Em 1915, Bartók escreve um conjunto de peças para piano chamado Canções de Natal Romenas (SZ. 57), recolhidas de grupos de cantares infantis que nesta altura do ano vão de casa em casa a cantar. A Orquestra de Câmara de Ponta Delgada interpreta estas peças numa versão adaptada para cordas por L. Jordan-Anders, contudo, tanto a riqueza harmónica como a complexidade rítmica, que tanto caraterizam aquela parte do mundo, encontram-se presentes em todas as suas valências.
Por outro lado, nas peças de Marshal Fine e Leroy Anderson poderemos encontrar um estilo de músicas de Natal que nos é mais próximo, como é o caso de “Carol of the Bells”, baseado num tema popular ucraniano.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada que conta com a produção da Quadrivium - Associação Artística e com o apoio institucional da República Portuguesa - Cultura/Direção-Geral das Artes e da Direção Regional da Cultura dos Açores.