Utentes da “Casa dos Manaias” presenteiam cidade de Ponta Delgada com presépio

18 Dezembro 2020

Os utentes do projeto de inclusão social “Casa dos Manaias” presentearam, uma vez mais, a cidade de Ponta Delgada com um presépio de Natal composto por três dezenas de peças, em exposição no Jardim Sena Freitas até ao dia 6 de janeiro.
Este ano a Câmara Municipal de Ponta Delgada optou pelo presépio ao ar livre, atendendo ao contexto epidemiológico provocado pelo coronavírus SARS-COV-2.
Mas, a essência mantém-se, com a representação da fé e da esperança e o manter da tradição.
O presépio foi idealizado e executado pelos utentes e pelos colaboradores da “Casa do Manaias” num gesto que se apresenta como que uma oferta à cidade e uma forma de os sem abrigo demonstrarem as suas competências, desmistificando algumas ideias preconcebidas.
Resulta da boa vontade, talento e dedicação, como referiu a Presidente, Maria José Lemos Duarte, durante uma visita ao presépio, onde enalteceu o trabalho dos utentes e colaboradores da “Casa dos Manaias”. Apesar dos constrangimentos e da alteração da estratégia de funcionamento do centro ocupacional "Casa Manaias", foi possível construir as peças principais do presépio e trazê-lo à cidade.
Para os utentes da “Casa dos Manaias” esta é uma exposição de se orgulham.
Dois utentes e a equipa da “Casa Manaias” dedicaram-se à estrutura e à decoração do Presépio, durante uma semana, aproveitando os materiais naturais presentes no jardim para o embelezar e manter a mística da quadra natalícia, nomeadamente, a casca e troncos de árvores, o musgo, a palha e as sobras do corte de árvores.
As peças em exposição foram construídas com recurso ao contraplacado marítimo e pintura em acrílico.
O cenário ganhou cor com as tradicionais peças, figuras, verduras e com a iluminação das casas e do espaço em si, com o apoio da equipa de eletricistas da CMPD.