Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara de Ponta Delgada canaliza 2 milhões e 300 mil euros para apoios a famílias e incentivos à retoma económica

Câmara de Ponta Delgada canaliza 2 milhões e 300 mil euros para apoios a famílias e incentivos à ...
17 Dezembro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada alocou este ano, entre apoios atribuídos e receita não cobrada, 2 milhões e 300 mil euros para apoios a famílias e incentivos à retoma económica.
O anúncio foi feito pelo Vice-Presidente da autarquia que tomou, desde março, um conjunto de 85 medidas extraordinárias.
As medidas iniciais foram destinadas essencialmente às famílias e a partir de junho reforçadas com apoios focados nos empresários, comércio local, micro e pequenas empresas.
“Foi feito esforço para alocar estes apoios, mas as funções essenciais do Município não ficaram comprometidas”, assegurou Pedro Furtado, para quem o balanço das medidas tomadas é “muito positivo”.
O edil, que falava perante a comunicação social, enalteceu a “resiliência” e a “resistência” dos agentes económicos e dos cidadãos “neste tempo de pandemia que exigiu um esforço redobrado e em que focalizamos a nossa atenção no essencial”, e anunciou que muitas das medidas vão manter-se no próximo semestre de 2021 e outras prolongar-se até ao final de 2021, com o intuito de favorecer a retoma da atividade económica.


Cerca de três dezenas de restaurantes aderiram à medida “Ponta Delgada à Prova”
A medida "Ponta Delgada à Prova", que se insere no âmbito do Fundo de Emergência Empresarial do Município presidido por Maria José Lemos Duarte, conta, até ao momento, com a adesão de 28 restaurantes de várias freguesias do concelho.
O anúncio foi feito hoje pelo Vereador da Ação Social, Paulo Mendes, durante um encontro do executivo camarário com os jornalistas em Ponta Delgada que serviu para para fazer a avaliação da medida em questão.
O Vereador referiu que já foram comercializados 2.551 menus, o que representa um reembolso, por parte da autarquia, no valor de 19.132,50 euros.
Dos 28 restaurantes aderentes, dois são das Capelas, um é das Sete Cidades e um da Candelária. Os restantes são das freguesias urbanas, particularmente, do centro de Ponta Delgada.
Paulo Mendes deixou o desafio para que mais restaurantes possam aderir à medida e, sobretudo, para que os munícipes apoiem um dos setores mais afetados pela pandemia
“É seguro frequentar a restauração que tem cumprido com todas a medidas e recomendações das autoridades de saúde”, disse, adiantando que os 28 menus disponíveis podem ser encomendados através de take-away.
O Vereador da Ação Social referiu, ainda, que “juntos, reinventado a nossa forma de atuar, podemos e devemos contribuir para manter a nossa economia a funcionar, a manter os postos de trabalho”.
“Ponta Delgada à Prova” consiste na criação, por parte dos restaurantes, de uma ementa regional (composta por entrada, prato principal, sobremesa, bebida, pão e café), comercializada pelo valor de 15 euros e comparticipada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada em 50% (7,5 euros).
O objetivo é apoiar um dos setores de atividade mais afetados pela pandemia - a restauração. A medida tem uma dotação financeira de 40 mil euros, está em vigor há 12 dias e vai prolongar-se até finais de janeiro. Foi implementada com a colaboração da Confraria de Gastrónomos dos Açores.
O executivo presidido por Maria José Lemos Duarte aproveitou o momento para desejar aos jornalistas “um feliz natal e o reconhecimento do importante trabalho que desempenham, particularmente nesse contexto de pandemia. Foi o setor que também não parou e tendo sempre o foco de fazer chegar a todos nós a informação, de forma credível e permanente. O vigor da nossa democracia e a consciencialização das pessoas sobre a necessidade de uma participação efetiva de todos na construção dos nossos destinos, dependem, em grande medida, do vosso trabalho. Por isso, o nosso obrigado.”