Câmara de Ponta Delgada entrega Prémio de Mérito Escolar a 28 alunos do ensino não superior

12 Dezembro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada procedeu, esta sexta-feira, à entrega do Prémio de Mérito Escolar a 28 alunos do ensino não superior, num investimento total de 10.300 euros.
Tratou-se de uma entrega simbólica a apenas 3 alunos, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Os restantes alunos assistiram à entrega online, tendo em conta as restrições impostas pela pandemia.
Os prémios foram entregues pelo Vice-presidente do Município, Pedro Furtado, que fez questão de destacar a importância deste Prémio, instituído pela autarquia em 2015 com o objetivo de reconhecer e valorizar, anualmente, o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho e desempenho dos alunos.
Pedro Furtado deixou uma palavra de reconhecimento aos pais dos alunos agora premiados, pelo esforço, motivação e dedicação, desafiando os jovens a continuarem a seguir o “patamar de excelência” ao longo da vida.
Ao criar o Prémio de Mérito Escolar, o Município de Ponta Delgada teve em conta a promoção da igualdade de oportunidades, o combate ao abandono escolar e ao baixo aproveitamento.
Este reconhecimento visa a estimulação dos alunos e o reconhecimento dos mesmos, por toda a comunidade, como exemplos a seguir. Pretende-se, assim promover mecanismos de apoio e incentivo sócio-educativos às famílias do concelho de Ponta Delgada.
Os Prémios de Mérito Escolar são atribuídos, anualmente, aos melhores alunos do 3.º ciclo, secundário, profissional das escolas de Ponta Delgada e artístico que cumpram um conjunto de requisitos associados à sua classificação e desempenho.

Os alunos premiados

Assim, da Escola Secundária Antero de Quental, receberam o prémio os alunos Inês Lima Melo, Matilde Prates, Isa Soares Albergaria, Joana Alves de Medeiros Pereira e Leonor Coutinho de Araújo (3º ciclo do Ensino Básico), Lucas Miranda Silva (Ensino secundário) e Inês Borges Rodrigues (Ensino Profissional).
Da Escola Secundária Domingos Rebelo foram premiadas os alunos Sofia Costa Coelho (3º ciclo do Ensino Básico), Marisa Paiva Silva (Ensino Secundário) e Miguel António Pavão (Ensino Profissional).
Já da Escola Secundária das Laranjeiras, o Prémio de Mérito foi para os alunos Roberto Paulo Rodrigues (3º ciclo do Ensino Básico), Mariana Nunes dos Santos (Ensino Secundário) e Margarida Tavares Vieira (Ensino Profissional).
No caso do Colégio Castanheiro, o Prémio de Mérito Escolar foi para as alunas Inês Simas Leal (3º ciclo do Ensino Básico) e Inês Pires e Castro (Ensino Secundário).
Filipa Costa Fonseca, da EBI Ginetes (3º ciclo do Ensino Básico), Maria Silva Fernandes, da EBI Capelas (3º ciclo do Ensino Básico), Renata Oliveira Amaral, da EBI Arrifes (3º ciclo do Ensino Básico), Tiago Pereira Barbosa, da EP Capelas (Ensino Profissional) e Maria Jacob Araújo da EP ENTA (Ensino Profissional) também receberam o Prémio.
O mesmo aconteceu com os alunos do Ensino Profissional Carolina Faria Cunha e António Sousa Botelho (APRODAZ), António Duarte Couto (MEP), Marisa Medeiros Pereira (EP Câmara do Comércio), Pedro Miguel Raposo (EPROSEC), Mariana Farias Arruda (EHFT - escola hoteleira).
Do Conservatório de Ponta Delgada receberam o Prémio de Mérito Escolar os alunos Inês Lima Melo (1º ciclo do Ensino Artístico) e Hélder Correia Soares (Secundário do Ensino Artístico).