Câmara de Ponta Delgada transfere 163 mil euros para as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho

press_b
26 Novembro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Maria José Lemos Duarte, está a transferir para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho 163 mil euros, aproximadamente.
Um apoio referente ao ano de 2020 que contempla 30 instituições, garantindo às mesmas previsibilidade, mas também autonomia e pluralidade de financiamento.
Este ano, atendendo à pandemia, a sessão de assinatura dos protocolo contou com apenas duas instituições – Casa do Povo das Capelas e Centro Social e Paroquial de São José - em representação das restantes.
A edilidade aproveitou a ocasião para anunciar a intenção de criar o Conselho Local de Desenvolvimento e Coesão Social com o intuito de facilitar a participação, cooperação e diálogo entre o município e as Instituições Particulares de Solidariedade Social e potenciar a partilha dos seus recursos, respostas e saberes técnicos com vista ao desenvolvimento e coesão social do território.
A atuação em rede de todos os parceiros é, pois, garante de uma maior eficácia na intervenção local, maior eficiência nas respostas sociais e consequente rapidez na resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das famílias.
Estão a ser assinados os protocolos com a ACAPO- Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, Alternativa – Associação Contra as Dependências, APAV – Gabinete de Apoio à Vítima de Ponta Delgada, APPDA – Desenvolvimento e Autismo, Associação Arrisca, Associação Alzheimer Açores, Associação Atlântica de Doentes Machado-Joseph,  Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores, Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel, Aurora Social, Casa de Povo de Capelas, Casa do Povo de Fenais da Luz, Casa do Povo de Santo António, Casa do Povo de São Vicente Ferreira, Centro de Apoio à Mulher, Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica, Centro Paroquial de Bem-Estar Social de São José, Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo, Centro Social e Paroquial de São Roque, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Oliveira, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora das Neves, Cresaçor, Instituto Bom Pastor- Lar Filomena da Encarnação, Liga dos Combatentes, Novo Dia, Patronato de São Miguel,  Solidaried’arte – Associação de Integração pela Arte e pela Cultura, Instituto Margarida de Chaves, APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima  e UMAR – Associação para a igualdade das Mulheres.