Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara de Ponta Delgada apoia criação da VAGA – Espaço de Artes e Conhecimento

 Câmara de Ponta Delgada apoia criação da VAGA – Espaço de Artes e Conhecimento
09 Novembro 2020

Em Ponta Delgada vai nascer um novo espaço dedicado às artes e ao conhecimento. Chama-se VAGA, deve abrir as portas no início de dezembro e conta com o apoio da Câmara Municipal.
Hoje foi assinado o protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Anda & Fala – Associação Cultural para o efeito.
A edilidade vai atribuir a esta associação um apoio financeiro de nove mil e quinhentos euros destinado a comparticipar a execução de obras de beneficiação da nova sede, designada por VAGA – Espaço de Arte e Conhecimento.
O protocolo assinado esta tarde por Maria José Lemos Duarte e Sofia Botelho prevê que a VAGA recorra a artistas inscritos na Bolsa de Artistas da Câmara Municipal para a realização de exposições culturais, concertos musicais e ou outros eventos similares.
Na ocasião, a Vice-presidente da Anda & Fala agradeceu o apoio da Câmara Municipal, parabenizando a edilidade pela sua abertura e por, em tempos de crise, continuar a investir na Cultura. “A Câmara de Ponta Delgada tem sido parceira na verdadeira aceção da palavra”, exprimiu Sofia Botelho, acrescentando que o apoio formalizado hoje vai permitir à associação um novo “fulgor”.
Situado na Travessa das Laranjeiras, freguesia de São Pedro, o espaço vai dispor de áreas de natureza privada e semi-privada (escritório, armazém e dois quartos) e de natureza pública (galeria, duas salas polivalentes, biblioteca e loja).
Pretende desenvolver projetos de continuidade como a formação, o ensino complementar artístico, o acompanhamento de artistas no território e a criação de um programa e conteúdos ao longo do ano, dotando o concelho de Ponta Delgada de um espaço vocacionado para as artes contemporâneas, com uma programação regular e pluridisciplinar que envolve a apresentação e o acolhimento de projetos expositivos, performances, workshops, masterclasses, edição e publicação de uma nova geração de artistas que ambiciona outros formatos e presenças.
A VAGA estará disponível a todos os agentes e artistas do concelho de Ponta Delgada.

O espaço irá, igualmente, contribuir para a dinamização cultural do concelho e, simultaneamente, potenciará a criação de novas centralidades num espaço geográfico periférico da cidade como é o caso do Bairro das Laranjeiras.