Câmara Municipal associa-se às comemorações dos 75 anos da ONU

23 Outubro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai associar-se, no próximo dia 24 de outubro, às comemorações do 75º aniversário das Nações Unidas (ONU), com duas iniciativas distintas.
Em primeiro lugar, o Município de Ponta Delgada, a pedido da ONU, irá iluminar as arcadas centenárias da Praça Gonçalo Velho Cabral a azul - a cor desta organização mundial.
Desta forma, Ponta Delgada vai fazer parte de uma iniciativa, que irá iluminar a azul  vários edifícios/ monumentos icónicos da Europa, lembrando que “mais do que nunca, é  fundamental promover a solidariedade entre os povos para juntos se conseguir mitigar e combater os efeitos da pandemia”.
Ainda de acordo com as Nações Unidas “esta ação irá demonstrar como os países, as cidades e as comunidades defendem e promovem a missão e os valores da ONU: manutenção da paz e segurança internacionais, promoção dos direitos humanos, redução das desigualdades e prosperidade para todos”.
Para além desta iniciativa, a autarquia também está a promover um concerto evocativo dos 75 anos das Nações Unidas, que se realizará a 24 de outubro, pelas 21h00, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima e é da responsabilidade da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.
Neste evento, a Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, cuja direção musical está a cargo de Grigori Spektor, apresenta-se em concerto com a Quadrivium – Associação Artística.
O programa deste concerto é composto pelas seguintes obras: Adagio para cordas, de Pedro Teixeira da Silva, Allegro ma non tanto, em sol maior, TH 161 de P., de I. Tchaikovsky e Serenata para cordas, em mi maior, op 22, de A. Dvorak.
A estas se juntam também algumas obras que constituem o ex libris do repertório dedicado aos instrumentos de cordas friccionadas, como a Serenata para Cordas de Antonin Dvorak e uma peça do compositor português Pedro Teixeira da Silva.