Concerto da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada a 24 de outubro na Igreja de Fátima

19 Outubro 2020

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima vai receber, a 24 de outubro, às 21h00, o concerto da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.
O programa do concerto é composto pelas seguintes obras: Adagio para cordas, de Pedro Teixeira da Silva, Allegro ma non tanto, em sol maior, TH 161 de P., de I. Tchaikovsky e Serenata para cordas, em mi maior, op 22, de A. Dvorak.
A direção musical da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada está a cargo de Grigori Spektor.
Este evento integra um conjunto de ações desta associação, denominado “Concertos por uma causa”, que pretende chamar a atenção e angariar fundos para as obras de manutenção daquele que é o maior templo católico de Ponta Delgada. No passado dia 27 de setembro, teve início esta iniciativa, com um concerto de quinteto de sopros ArQuinteto. Terá seguimento, no dia 8 de novembro, com uma apresentação da Sinfonetta de Ponta Delgada.
A 24 de outubro, a Quadrivium – Associação Artística apresenta-se em concerto, desta feita com a Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.
O programa do próximo dia 24 aborda algumas obras que constituem o ex libris do repertório dedicado aos instrumentos de cordas friccionadas, como a Serenata para Cordas de Antonin Dvorak. A esta, junta-se uma peça do compositor português Pedro Teixeira da Silva.
Nascido em 1841, Antonin Dvorak foi um dos primeiros compositores checos a ganhar destaque a nível internacional. Nas suas obras constam diversas partituras que o imortalizaram no meio clássico e que, mais tarde, foram também usadas no cinema. Não é a primeira vez que agrupamentos da Quadrivium visitam este compositor – a Sinfonietta de Ponta Delgada já interpretou a Sinfonia nº9, “do Novo Mundo”, e algumas das Danças Eslavas e o Quarteto Quadrivium tocou recentemente o Quarteto nº12, “Americano”, e algumas das peças denominadas Ciprestes.
Para além do génio que serve de elo comum a estas obras, o que também as caracteriza é o recurso a melodias populares ou tradicionais, que se tornou, de certo modo, o “som de marca” de Antonin Dvorak.
No entanto, a sua Serenata para Cordas faz o contraponto a este estilo mais característico, mostrando-se elegantemente refrescante.
Pedro Teixeira da Silva é um violinista e compositor português que se tem demarcado no panorama nacional e internacional.
Com efeito, Teixeira da Silva conta no seu currículo com diversos trabalhos discográficos e uma série de prestigiosas colaborações e prémios. Além disso, é fundador da célebre banda portuguesa Corvos.
Segundo o website do músico, “a sua peculiar forma de composição resulta numa fusão de estilos musicais que leva o ouvinte a recriar imagens e viajar mentalmente”. Como sugere o nome da peça que iremos escutar, Adagio para Cordas traz-nos uma ambiência mais contemplativa e calma, digna de uma verdadeira banda sonora.
Além disso, trata-se de uma estreia regional, refletindo uma das diversas frentes em que a Quadrivium – Associação Artística promove e valoriza a produção nacional.
Este concerto é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, produzido pela Quadrivium - Associação Artística. Conta também com o apoio institucional da República Portuguesa - Cultura/Direção-Geral das Artes.