Vereador Paulo Mendes realça persistência e o empreendedorismo da organização do Wine in Azores

16 Outubro 2020

O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Paulo Mendes, realçou hoje a “persistência e o empreendedorismo da organização do Wine in Azores, a sua capacidade de adaptação e de não perder o foco de pôr de pé a iniciativa, pelo 12º ano consecutivo.
Paulo Mendes falava na inauguração do Wine In Azores, no Pavilhão de Exposições da Associação Agrícola de São Miguel, em representação da Presidente do Município, Maria José Lemos Duarte.
Sublinhou que este nível de empreendedorismo “deve ser um exemplo a seguir e um incentivo para que outros empresários não baixem os braços e reforcem o sentido de resiliência, imaginação e criatividade para ultrapassar esse momento particularmente difícil, exigente e imprevisível”.
Segundo adiantou, o grande esforço que muitos empresários estão a fazer merece um claro e inequívoco apoio, hoje mais do que nunca, dos diferentes poderes públicos”.
Neste sentido, destacou o trabalho que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem vindo a desenvolver para apoiar os empresários do concelho.
Falou no caso concreto da criação do Fundo Municipal de Emergência Empresarial, que tem uma dotação de 500 mil euros e tem permitido apoiar diferentes setores de atividade, nomeadamente, os mais afetados pelas pandemia, como restauração e turismo, mas também a isenção de várias taxas municipais como medida excecional de apoio às empresas.
Congratulou o responsável pela organização do evento, na pessoa de Joaquim Coutinho que, este ano, “teve de repensá-lo na totalidade, tendo em conta todas as medidas de segurança que se impõem, e as limitações quer de participações, quer de público que estas medidas levam a ter”.
O Vereador destacou a mais-valia do Wine In Azores “ao nível da promoção dos vinhos nacionais e regionais, da formação dos profissionais de restauração para a importância dos vinhos como aspeto gastronómico, fundamental ao desenvolvimento da sua atividade”.
Enalteceu a aposta da organização em convidar chefes nacionais para trabalhar com produtos açorianos, valorizando o que é nosso, como sempre deve ser feito em prol do desenvolvimento económico. Agora, com razões acrescidas, motivando-se profissionais e público a consumir o que é nosso”.
Devido às especiais condições da Covid-19, referiu, o festival voltou a Ponta Delgada, designadamente, à Vila das Capelas, “para a concretização dos seus objetivos gastronómicos. Este retorno, e a escolha das Capelas é simbólico, mas muito honra o nosso concelho, pelo facto de a organização querer criar naquela vila um espaço museológico dedicado ao vinho”.