Câmara de Ponta Delgada mantém apoio à compra de medicamentos

15 Outubro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai manter pelo menos até ao final do ano o apoio à compra de medicamentos no âmbito do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, e na sequência do protocolo celebrado com a Associação Dignitude.
A garantia foi dada pela Presidente do Município numa visita a uma das farmácias mais antigas da cidade a convite das representantes da Associação Nacional de Farmácias nos Açores, Teresa Lima e Rita de Castro.
Maria José Lemos Duarte sustentou que o acesso aos cuidados de saúde e ao medicamento é um direito de todos e que, por isso, a Câmara também comparticipa as pessoas carenciadas na aquisição de óculos e de próteses, no âmbito do fundo municipal de saúde.
Recorde-se que os benefícios concedidos ao abrigo do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento abrangem exclusivamente os medicamentos, quando prescritos em receita médica e comparticipados pelo SNS.
É conferido ao beneficiário abem: o direito a um apoio adicional ao atribuído pelo SNS, que pode ir até ao máximo de 100% do PVP dos medicamentos prescritos, ou 100% do PVP, quando aplicável.
O Município compromete-se a financiar 50% da comparticipação solidária abem: dos beneficiários identificados e registados pelo mesmo. Os restantes 50% ficarão a cargo do Fundo Solidário abem.