Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara de Ponta Delgada renova apoio a Núcleo Museológico dos Fenais da Luz

Câmara de Ponta Delgada renova apoio a Núcleo Museológico dos Fenais da Luz
08 Outubro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a ACF- Associação Cultural e Recreativa do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz assinaram esta tarde o Protocolo de Cooperação e Dinamização Turística referente a 2020, que prevê um apoio financeiro do Município à referida associação no montante global de 7 mil euros, destinado a assegurar a abertura do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz e  funcionamento do respetivo espaço ao público em geral e aos visitantes.
Na ocasião, a Presidente do Município, Maria José Lemos Duarte, lembrou a aposta nas políticas municipais de descentralização, incluindo a cultural e respeitadora da identidade local.
O Presidente da Direção da ACF- Associação Cultural Recreativa do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, João José Correia de Medeiros, por seu turno, salientou a importância do espaço reconstruído em 2015 e o seu contributo para a projeção turística da freguesia e do concelho e agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O protocolo subscrito por Maria José Lemos Duarte e João José Correia de Medeiros vem ao encontro da aposta do Município na promoção patrimonial e a valorização cultural como meios de alavancar o desenvolvimento local e na dinamização de visitas turísticas.
O Núcleo Museológico dos Fenais da Luz é um polo dinâmico e transmissor da identidade e afirmação da cultura da freguesia dos Fenais da Luz, registando a memória dos ofícios da lavoura, da vindima, da pesca, mas também do ambiente social típico, que preserva em espaço de exposição, do modo de viver açoriano com interesse comunitário e turístico.
É gerido pela ACF – Associação Cultural e Recreativa do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, que tem como escopo o resgate, preservação e valorização da cultura popular e etnográfica, fazendo com que a gestão e dinamização do seu Núcleo Museológico tenha procura turística e interesse reconhecido na preservação da memória etnográfica.