Concelho de Ponta Delgada continua a ter água de excelente qualidade

02 Outubro 2020

O concelho de Ponta Delgada mantém o “selo” de excelência na qualidade da água destinada ao consumo humano, como comprova o último relatório da ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores) relativo a 2019.
Um documento que, além da análise do controlo da qualidade da água da torneira destinada ao consumidor, integra o controlo da qualidade da água fornecida em alta.
O certificado da ERSARA foi agora atribuído aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) e a excelência da qualidade da água no concelho de Ponta Delgada é de 99,87%.
A atribuição do certificado de água de qualidade excelente deve-se à aposta da Câmara Municipal de Ponta Delgada na substituição das redes de águas existentes e na construção de novos reservatórios e de novas estações elevatórias, mas é também o resultado do cumprimento integral do Programa de Controlo da Qualidade da Água por parte dos SMAS.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada têm cerca de 46 grupos de captações de nascentes e 4 furos de captação de água licenciados.
Nas análises realizadas são introduzidos critérios que definem os parâmetros a controlar e a frequência de amostragem em função do histórico da qualidade da água, das caraterísticas da água bruta, dos tratamentos aplicados e das demais especificidades de cada sistema de abastecimento.
Paralelamente, são tidos em conta critérios que definem programas de monitorização operacional em rotina e de medidas a adotar, caso a caso, pela entidade gestora para eliminar ou reduzir potenciais riscos.