Câmara de Ponta Delgada aprova Voto de Saudação pelos 40 anos da freguesia da Covoada

26 Setembro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou esta semana, por unanimidade, um Voto de Saudação pelos 40 anos da freguesia da Covoada.
São “quatro décadas de vitalidade social, cultural e económica que muito contribuem para o desenvolvimento daquela comunidade e, consequentemente, do todo do concelho de Ponta Delgada”, pode ler-se no voto proposto pelo presidente em exercício, Pedro Furtado.
O edil parabeniza a população da freguesia que a 15 de setembro completou o seu 40.º aniversário, “uma data muito importante na vivência, identidade e desenvolvimento daquela comunidade, com cerca de 1300 pessoas, bem como para o concelho de Ponta Delgada, pois, no passado, a Covoada fez parte da freguesia dos Arrifes e, a partir de 1846, da freguesia da Relva, até atingir o número de habitantes necessários para ser elevada à categoria de freguesia.”
Situada a 6 quilómetros da sede do concelho, no sopé da Serra Devassa, a Covoada é um território de pastagens e férteis terrenos agrícolas, que ocupa uma boa parte da maior bacia leiteira dos Açores.
O setor agropecuário é a principal atividade económica desta comunidade com fortes raízes de ligação à terra, mas também, muito ligada às suas tradições.
A ligação à agropecuária da Covoada é de tal forma que, na heráldica da freguesia, estão representados os queijos, numa alusão à económica local. No entanto, na bandeira da freguesia, também, se pode observar a roda de fiar, simbolizando a antiga cultura do linho, a par do algodão ou da cambraia.
Toda esta simbologia “é o reflexo da realidade de uma comunidade que se dedica a preservar o trabalho manual e as tradições antigas, e que se orgulha em perpetuar estas tradições passando-as de geração em geração”.
“Na verdade, todas estas características sublinham a vivacidade e dinamismo da gente da freguesia da Covoada, rica em qualidades humanas, o que se traduz na capacidade criadora de riqueza das suas forças vivas, e no percurso e patamar de desenvolvimento que tem vindo a atingir ao longo dos últimos 40 anos”, sustenta Pedro Furtado.