Concerto na Igreja de Nossa Senhora de Fátima a 27 deste mês com ArQuinteto

23 Setembro 2020

É já no próximo domingo, 27 de setembro, que a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai promover um concerto com o ArQuinteto. O concerto está marcado para as 17h00 e a entrada é livre, sendo que todos os interessados devem respeitar as recomendações das autoridades de saúde, como o uso de máscara, a higienização das mãos à entrada da igreja e o distanciamento social.
O agrupamento vai apresentar obras de Johann Strauss Jr., Endre Szervánszky, Dentes Agay, Jacob Gade e Zequinha Abreu.
Este concerto, uma produção da Quadrivium – Associação Artística, marca o início da temporada de 2020 do ArQuinteto, mas também tem como objetivo a recolha de donativos para as obras de recuperação da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, pelo que ali estará um recetáculo próprio para o efeito.
Quanto ao concerto propriamente dito, este apresentará algumas das obras que são novas no repertório do agrupamento (Quinteto para Sopros nº1 de Endre Szervánszky, por exemplo), e outras que são êxitos revisitados, como o Tango Jalousie, de Jacob Gade e o Tico-tico, de Zequinha Abreu.
ArQuinteto vai apresentar Five Easy Dances, do compositor húngaro Denes Agay, que representa cinco danças provenientes de diferentes culturas. Aqui, o compositor faz por evidenciar as diferentes valências de cada instrumento que constitui o quinteto de sopros.
Do concerto fará ainda parte a obra de Endre Szervánszky, o Quinteto para Sopros nº1, uma obra escrita em pleno século XX na qual se pode encontrar ritmos característicos da música folclórica húngara e, também, um estilo mais suave e calmo.
Do austríaco Johann Strauss Jr. será apresentada a operetta Die Fledermaus num arranjo de Tom Kennedy para quinteto de sopros. Trata-se de uma peça que traz um caráter enérgico e bem-disposto.
Completarão o programa para este concerto duas peças mais curtas – Tango Jalousie, de Jacob Gade, com um arranjo para quinteto de sopros de Stig Jorgensen, e Tico-Tico de Zequinha Abreu, num arranjo de Sjoerd van der Veen.
O ArQuinteto é constituído pelo flautista Henrique Andrade, pelo oboísta Lívio Dias, pelo clarinetista João Rosado, pelo fagotista Válter Medeiros e pela trompista Goreti Martins.