Câmara assinala Dia Europeu sem Carros 2020 com animação musical na Rua dos Mercadores

18 Setembro 2020

No âmbito da participação do Município de Ponta Delgada na Semana Europeia da Mobilidade, a autarquia presidida por Maria José Lemos Duarte vai assinalar o Dia Sem Carros a 22 de setembro – dia instituído pela Comissão Europeia.
A Câmara de Ponta Delgada decidiu encerrar a Rua dos Mercadores ao trânsito, entre as 11h00 e as 24h00 do próximo dia 22, convidando os comerciantes locais a montarem esplanadas e a colocarem expositores em frente aos seus estabelecimentos, por forma a dinamizar aquela via.
A autarquia vai, entretanto, promover animação musical na Rua dos Mercadores. Junto ao quiosque, atuará o DJ Play a partir das 15h00 e na Travessa do Arco, às 17h00, haverá música com os Acoustic. Iniciativas inseridas na medida Animar PDL que se associam à comemoração do Dia Europeu Sem Carros.
Desta forma, também se pretende chamar mais pessoas a esta rua do centro histórico de Ponta Delgada, uma vez que o Dia Europeu Sem Carros tem precisamente como objetivo disponibilizar a via pública para peões e ciclistas.
As cargas e descargas apenas serão permitidos no horário já estabelecido para a Rua dos Mercadores (até às 11h00).
Saliente-se que, após o sucesso do Dia Europeu sem Carros, em 2000 e em 2001, a Semana Europeia da Mobilidade foi lançada em 2002.
Trata-se de uma iniciativa dirigida aos municípios e cujo principal objetivo é fomentar o desenvolvimento de planos de mobilidade urbana sustentável e implementar boas práticas.