Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Cultura em Sua Casa

Cultura em Sua Casa
28 Junho 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a promover o evento online Cultura em Sua Casa, cujo principal objetivo é fazer face ao cancelamento de várias iniciativas em consequência da pandemia COVID-19.
A autarquia presidida por Humberto Melo pretende, ao mesmo tempo, reinventar a forma como oferece a Cultura em Ponta Delgada e assegurar a continuidade da atividade dos agentes culturais tão severamente afetados por esta nova realidade.
Trata-se de um projeto que engloba diferentes correntes artísticas e culturais, como Dança, Música, Letras, Artes Plásticas, Representação e Património Cultural.

 

Programa do dia 28 de junho

10h00 | MÚSICA | Duo Acustics Ivo Cruz e Renato Medeiros
O Duo é composto por Ivo Cruz, na voz, e por Renato Medeiros, na guitarra. Ativo desde 2017, este duo atua em variados eventos, com diversos projetos.
No programa Cultura em sua Casa irão interpretar os temas “I don’t care” de Ed Sheeran, “Loosing my Religion” dos R.E.M. e “Best of You” dos Foo Fighters.

11h00 | DANÇA | Rosa Macedo
Rosa Macedo nasceu em Ponta Delgada, em 1978. Começou os seus estudos de ballet com o Professor Lawrence Haider e, no período 1988/96, e continuou com a Professora Ana Cymbron, no Conservatório Regional de Ponta Delgada e no Estúdio de Dança. Em 1996 prossegue os estudos de ballet em Londres, na Royal Academy of Dance e é na Inglaterra que obtém o Student Teaching Certificate. Já em Ponta Delgada leciona Ballet no Colégio de São Francisco Xavier, no Estúdio de Dança de Ana Cymbron, no ginásio “Templo” e na Ribeira Grande, na Academia de Música. A Escola de Dança de Rosa Macedo iniciou a sua atividade em 1998, com sede própria em Ponta Delgada.
Em Cultura em Sua Casa apresenta o bailado “Vai tudo ficar bem” com o seguinte alinhamento instrumental: “Vai”, dos The Code, e “Andrá Tutto Bene”, do açoriano Cristóvão.

12h00 | MÚSICA | Duo Atlantis - Mário Jorge Raposo e Octávio Matos
Criado por Octávio Matos e Mário Raposo em 2000, o Duo Atlantis é um projeto musical direcionado para o entretenimento e atuações, e visa, essencialmente, a interpretação de covers. O nome do projeto nasce da banda Os Atlantis, onde o atual duo atuava, antes desta cessar a sua atividade.
Desde a sua fundação, este duo tem tido atividade musical em festas particulares, bares, pubs e hotéis de que se destaca a época onde foram, ao longo de 5 anos, uma das principais atrações do já inexistente “John’s Pub”.
O projeto tem uma forte influência de bandas e intérpretes dos anos de 1980, tais como: Genesis, Supertramp, Roxy Music, Elton John, entre outros.
Para o programa Cultura em sua Casa este duo irá interpretar as músicas “On Silent Wings”, da inconfundível Tina Turner, e “Wouldn't be Good “ de Nik Kershaw.

13h00 | DANÇA | Milagres Paz
Milagres Paz inicia nos Estados Unidos da América toda uma vida dedicada à dança: em 1979 no Boston Conservatory concluiu o curso superior de Dança, e formação em Drama, Teatro, Voz, Shakespeare e Música.
Ganhou vários primeiros prémios. Entre eles, o Prémio Ruth Railton, em piano, a Bolsa de Estudo "Valerie Sutton", o prémio "Who's who among students in American Universities and Colleges", o troféu "Cultura" da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e o prémio Artes do Palco, pelo Festival Açores Música.
Dançou como solista e bailarina principal em companhias de dança nos EUA, e coreografou bailados para o Boston Conservatory e para o New Age Theater.
Foi professora e coreógrafa convidada de Judy Williams, e convidada pelo treinador internacional Carlos Borba para lecionar estágios de dança para as seleções olímpicas alemã e japonesa de patinagem artística.
Deu várias conferências sobre Dança.
Na década de 1990 funda a Escola de Dança Paz, de que é diretora técnica e professora, e cria a Companhia de Dança Contemporânea Ballet Teatro Paz, sendo diretora artística e coreógrafa. Tem desenvolvido um intenso trabalho em São Miguel, com um repertório de mais de 100 bailados.
Contribui para instituições de caridade, Educação e Direitos Humanos.
Em Cultura em Sua Casa, a Bailarina Milagres Paz apresenta "Mad World", junto com Carmen Miranda. "Mad World" alude ao isolamento social e Milagres Paz revela que foram "Setenta dias sem sair, setenta dias em que a vida adormeceu, passou-me ao lado e deixou-me num estado de dormência emocional, em que os pensamentos se atropelam com a realidade e me fazem sentir tão pequenina num mundo que sofre e que, por enquanto, me deixa espectadora…".

14h00 | MÚSICA | DJ El Louco - João Pereira
Dj El Louco é o nome artístico de João Pereira, forte animador das pistas de dança. Nos longos anos de residência nos Açores, desde os anos de 1970, desenvolveu, entre outros, projetos na rádio e na televisão.
Para o programa Cultura em sua Casa irá apresentar as músicas “A Festa da Vida” de Frederico BC, “Criatura da Noite”, dos Entre Aspas, “Dia de Folga” da fadista Ana Moura, “Por Quem Não Esqueci”, dos Sétima Legião, “Latin’américa”, de Jáfu´Mega, e “Sangue Oculto”, da banda portuguesa GNR.

Programa do dia 21 de junho

10h00 | PATRIMÓNIO CULTURAL | Irena Faria
Irene Faria nasceu em 1983, em Ponta Delgada. Tornou-se Guia de Turismo no ano de 2005 e exerce a sua atividade nos Açores.
No programa Cultura em Sua Casa deste domingo propõe-se a fazer um roteiro sobre produtos açorianos num passeio pelo Mercado da Graça. Desde a fruta a alguns legumes de produção local, passando pelos queijos e outros produtos que condimentam a cozinha açoriana, Irene Faria vai, também, falar de artesanato. Será uma pequena viagem repleta de sabores açorianos decorados pela marca identitária dos artefatos.

11h00 | REPRESENTAÇÃO | Palhaço Ticosi
Ticosi é o nome artístico de Tiago Costa Silva, natural de Angra do Heroísmo. No seu percurso académico rumou a São Miguel onde encontrou as Artes Circenses. Iniciou-se no meio artístico em 1991, através da ginástica acrobática de trampolins, e tornou-se campeão regional.
Deu o salto para as artes circenses, pelas quais se apaixonou e aprendeu diversas técnicas como o Clown, o equilibrismo, o malabarismo e a pirofagia (arte de manipular o fogo).
No programa Cultura em Sua Casa irá apresentar “O Lavrador”, um espetáculo de Novo Circo, onde o Clown é uma personagem típica açoriana, com uma pronúncia carregada de São Miguel e uma brutalidade inocente na sua comunicação. Mas é, igualmente, amável, divertido e muito interativo. O lavrador que sempre quis ser artista, e que dos objetos do seu quotidiano criou o seu "circo".

12h00 | PATRIMÓNIO CULTURAL | Maria Gabriela Teves
Maria Gabriela Teves é natural da freguesia da Fajã de Baixo e é uma Guia-Intérprete pioneira nos Açores, tendo sido aluna do 1.º Curso de Guias Regionais, no pós 25 de Abril.
Diz que tirar o curso “foi das experiências mais fantásticas” da vida, mesmo que, na altura, tenha tido de conciliar o trabalho com os estudos, em que teve como professores Carreiro da Costa, Nestor de Sousa, Luciano Mota Vieira, entre muitos outros ilustres que já não estão entre nós.
Desde 1990 que exerce, em continuidade, a sua “profissão do coração”, pois ser guia é para si “uma paixão: Muitas vezes somos a única ligação do turista em visita (…): Vamos buscá-lo ao aeroporto, levamo-lo a passear, informamos, fazemos companhia, partilhamos histórias. Estamos lá!”. Quando partem, “somos, mais uma vez nós, o sorriso e o abraço de despedida.”, conclui. Para Maria Gabriela Teves ter um bom Guia pode fazer a diferença nas memórias de umas férias, em que poupamos o ano todo para as fazer.
No programa Cultura em Sua Casa, Maria Gabriela Teves mostra-nos o centro histórico de Ponta Delgada, tendo como principais focos as Portas da Cidade, a Praça Gonçalo Velho e as Arcadas, os Paços do Concelho e o património da calçada da cidade.

13h00 | REPRESENTAÇÃO | Associação 9´Circos
PEDRO ALVES | Artista circense e Ator fez quase todo o seu trajeto como autodidata, participando num grande número de apresentações. É malabarista (bolas, massas, aros, diabolo), equilibrista (andas), acrobata (base), facilitador/monitor em projetos de circo social, organizador de eventos, encenador, criador de peças de Novo Circo e palhaço (formação inicial de Clown, com Maria Simões, e de Clown Hospital, com Wendy Ramos).
Membro da 9’Circos - Associação de Artes Circenses dos Açores, desde 2013, está no meio desde 2008. Tem formação em circo social, pelo Ateneu 9 Barris, e curso universitário com especialização em Arteterapia.
Como Organizador e Promotor de Eventos de Circo conta com a organização de Cabarets Circenses, a EJC 2018 e a Convenção de Circo do Atlântico.
FREDERICO MELO | Artista circense, malabarista (bolas, massas, aros, bolas saltitonas, diabolo, devil stick, bola de contacto e bastão), equilibrista (rolabola, andas e monociclo), acrobata (base), acrobata aéreo (tecidos aéreos, formação com Circo Dedos, em La Laguna), palhaço (formação de Clown, com Maria Simões, La Collete e Juanillo Abalón) e ator de teatro, com formação de Teatro Estúdio Fontenova, no Grupo Vice-Versa, encenador, e criador de peças e de Novo Circo. Representante português na European Juggling Association, desde 2014, é membro da 9’Circos, desde 2013. Pratica artes circenses desde 2006.
Organizador e Promotor de Eventos de Circo, trabalhou na organização de Cabarets Circenses, EJC 2018 e na Convenção de Circo do Atlântico.
“Malassadas - Receitas em casa” é a adaptação de um espetáculo para o programa Cultura em sua Casa: dois palhaços cozinheiros que ensinam a receita das malassadas, realizando malabarismo com todos os utensílios e ingredientes.

14h00 | PATRIMÓNIO CULTURAL | Bento Cordeiro
Bento Cordeiro nasceu no então lugar de Covoada, pertencente à freguesia da Relva, estudou na altura na Escola Preparatória de Arrifes, e mais tarde, na Secundária Domingos Rebelo, onde frequentou o 12.º ano já no Ensino Recorrente Noturno, enquanto militar. Durante cerca de 10 anos vagueou pelo resto do país e estrangeiro. Viveu nas ilhas de Santa Maria (Vila do Porto) e Terceira (São Mateus); no continente português, em Lisboa, Lagos, Tancos, Vila Real, Trás-os-Montes, em São Jacinto, em Aveiro. No estrangeiro, passou por Ainaro, Timor Leste, e Fall River, nos E.U.A.. Trabalhou em várias áreas e fez diversas formações. Desde 2015 que trabalha como Guia de Turismo.
Algumas das igrejas da cidade motivam a sua presença no programa Cultura em Sua Casa: a Igreja de São Pedro, a Igreja de Todos os Santos, também conhecida por Igreja do Colégio, e a Igreja Matriz de São Sebastião.
Abordará a vertente histórica, o estilo de cada uma das igrejas, os seus patronos e padroeiros e algumas atividades culturais e religiosas que têm sido apoiadas pelo Município de Ponta Delgada.

 

Programa do dia 14 de junho

10h00 | MÚSICA | Trio Jaime Goth, Pedro Silva e Romeu Presunça
Trio composto por Jaime Goth na voz e guitarra, Pedro Silva no piano e Romeu Presunça nas percussões. Juntos apresentam músicas originais com grandes influências de Cabo Verde, terra natal de Jaime.
No concerto para o programa Cultura em Sua Casa interpretam “Sema Lopi", tema do cancioneiro popular cabo-verdiano com arranjos de Jaime Goth, e "Noite estranha" e “Café com Leite”, originais de Jaime Goth.

11h00 | O LIVRO E A LEITURA | Mariana Medeiros - Solidaried'Arte
“Sou Diferente, Sou Fantástico”, de Susana Margarido, é uma estória inclusiva, que nos fala de um esquilo que canta e encanta.
Ao longo da estória, Dentinho, o esquilo, irá descobrir a beleza que existe à sua volta e que vive em cada criatura da floresta.
Uma aventura a não perder no programa Cultura em Sua Casa, levada até si pela Solidaried’Arte e pela atriz Mariana Pacheco de Medeiros.

12h00 | MÚSICA | Duo Williams Nascimento (Maninho) e Álvaro Pimentel
Duo constituído por Williams Nascimento (Maninho), de nacionalidade brasileira, na voz e violão, e pelo saxofonista açoriano, Álvaro Pimentel. Dois experientes músicos a trabalhar nos Açores com projetos de sua autoria e participações em bandas locais.
Para o programa Cultura em sua Casa irão interpretar “Ilha”, “Cabeça de Vidro” e “Bendita Canção” temas originais de Williams Nascimento.

13h00 | O LIVRO E A LEITURA | Letras Lavadas
A Livraria Letras Lavadas começou há muito tempo na mente do editor Ernesto Resendes. No entanto, as portas desta casa abriram a 22 de julho de 2019. Desde então que têm passado pela livraria diversos eventos para todas as faixas etárias.
Além dos livros com a chancela da Letras Lavadas, a loja recebe e disponibiliza títulos de editoras nacionais e regionais, tais como Porto Editora, Editorial Presença, 2020, Leya, Bertrand, Planeta ou Orfeu Negro, entre muitas outras, assim como da Direção Regional da Cultura.

14h00 | MÚSICA | DJ Carlos Bruno
Carlos Bruno nasceu em Vila Nova de Gaia. Foi o vencedor dos Programas televisivos "Cantigas da Rua", "Chuva de Estrelas" e "Chuva de Estrelas Internacional". Lançou o seu álbum de originais, com o título "Entre Palavras", em 2001, pela Sony Music. Desde 2007 nos Açores, Carlos Bruno dedicou-se exclusivamente à carreira de DJ, tendo sido DJ residente durante 9 anos numa das mais míticas casas de São Miguel o Sentado em Pé. Em 2016 aceitou a gerência do Ibiza Club, onde também fazia o que mais gosta de fazer... A arte de Djing! A sua passagem pelo Ibiza foi um sucesso. Desde 2017 até à data que colabora com o Karma Privé. Para a quinta sessão de Cultura em Sua Casa, o DJ Carlos Bruno irá tocar “Baiana” de Pablo Fierro e “Jerusalem” de Master KG.

 

Programa do dia 7 de junho

10h00 | DANÇA | Carolina Rocha
Natural de São Miguel, é licenciada pela Escola Superior de Dança (Lisboa), frequentou o curso Modem Studio Atelier da Compagnia Zappalà Danza (Sicília) e o primeiro módulo do curso PEPCC do Fórum Dança.
Trabalha em vários projetos de criação coreográfica.
Desde 2015, que, em São Miguel, é professora de dança, trabalha em fitness e continua a desenvolver artes performativas.
Como criadora destaca a peça “Orgulho Sem Preconceito” (cocriação com Maria João Gouveia), o vídeo de dança “Degrau em Grau”(cocriação com Hugo França), vencedor de dois prémios, e a peça “Miragem”. Ganhou a bolsa "Jovens Criadores" do Festival Walk &Talk, com “Bruto”.
No Cultura em Sua Casa, a Bailarina cria e interpreta “EX-PÉCIE”, que tem como ponto de partida o caos e perigo. “Nós vivemos a correr, tu contemplavas. Contentavas-te com pouco. Não admira, tu eras selvagem. Nós, não, temos necessidade de mais, cada vez mais, cada vez mais! É que nós não nos pertencemos. Pertencemos ao todo. Cada um é uma pequena peça que gira e roda sem saber porquê, e sem ter tempo para saber. Tu tinhas espaço, tinhas tempo e tinhas-te a ti. Como tu disseste, ´Vocês morrerão afogados nos vossos próprios resíduos´”. (in Poema Ecológico, Júlio Roberto, 1978).

 

11h00 | ARTES PLÁSTICAS | Martim Cymbron
Martim Cymbron nasceu a 21 de janeiro de 1973 e estudou pintura entre 1999 a 2003, nos Países Baixos.
De formação clássica, o seu estilo insere-se no Realismo.
Atualmente tem um atelier de pintura chamado Ponto de Arte, espaço onde trabalha, leciona e vende material de pintura.
As suas obras estão representadas em coleções privadas e em espaços públicos, de que se destacam a Presidência da República e o Parlamento Europeu. De entre inúmeras exposições apontam-se as realizadas em Nova Iorque e Mónaco, ambas em 2018.
Em Cultura em Sua Casa, o Artista Plástico irá pintar um quadro, explicando as técnicas utilizadas, enquanto fala da sua carreira.

 

12h00 | DANÇA | Catarina Medeiros
De Ponta Delgada, licenciada em Dança, Interpretação/Criação pela Escola Superior de Dança, desde 2010 que trabalha como coreógrafa, bailarina e professora na Região.
Como coreógrafa e bailarina apresentou vários trabalhos no continente, a solo, e com o 37.25 - Núcleo de Artes Performativas, de que faz parte. Com o grupo tem apresentado vários trabalhos, quer da sua autoria, quer com outros coreógrafos, quer com companhias nacionais. De momento é produtora de PARALELO – Festival de Dança.Professora certificada do método DanceAbility, participa como convidada em diversos projetos da MUSIQUIM. De momento, leciona no Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas.
Em Cultura em Sua Casa, a Bailarina interpreta “Apneia” que se expressa sobre o tempo incerto. “O tempo surge-me rápido, solto, suspenso. Ando em contratempo, a correr, em voltas e reviravoltas. A vogar sobre o tempo. Ainda assim, há uma dinâmica superior que se mantém constante. Nascer, morrer, extinguir, transformar, adaptar. Este tempo é certo, e também é meu.”

 

13h00 | ARTES PLÁSTICAS | Pedro Sousa
Pedro Sousa é um Artista Plástico nascido em Santa Maria que vive e trabalha em São Miguel.
Com 28 anos de carreira, organizou dezenas de exposições de pintura (individuais e coletivas), nos Açores e no continente.
Ao seu traço característico, juntam-se algumas temáticas recorrentes, como a figura feminina, as casas tradicionais da sua ilha, vários motivos icónicos típicos da contemporaneidade e as figuras do peixe, da maçã ou da guitarra. As suas composições convidam o olhar a centrar-se no essencial e a esquecer o ruído envolvente.
Na sessão de Cultura em Sua Casa dá a conhecer um pouco do seu processo criativo e os seus projetos de trabalho mais recentes.

 

14h00 | PATRIMÓNIO CULTURAL | Nicole Steggink
Nicolle Steggink nasceu nos Países Baixos em 1960. Há 30 anos, depois de terminar o curso de Fisioterapia veio para São Miguel, apaixonando-se pela ilha, que escolheu para viver e trabalhar.
Conta que há uns anos aconselharam-na a estudar para Guia-intérprete, dada a falta de guias para as línguas alemã e holandesa. Fez então o curso de Guia de Natureza, vários cursos de curta duração na Aprodaz e na Universidade dos Açores, e alguns promovidos pela Turismo de Portugal, Best Online. Entretanto, continua a estudar para aprofundar os seus conhecimentos.
No âmbito do projeto Cultura em Sua Casa abordará o tema do Jardim António Borges, nome do seu patrono, António Borges da Câmara de Medeiros, responsável pela plantação deste jardim botânico de Ponta Delgada.

 

Programa do dia 31 de maio

10h00 | PATRIMÓNIO CULTURAL | Pedro Freire
Licenciado em Biologia e Geologia pela Universidade dos Açores, Pedro Freire é Guia-intérprete Regional desde 2007. Tem uma vasta experiência como guia em todas as ilhas do arquipélago tendo estado ligado à formação e orientação de muitos jovens guias-intérpretes nos Açores.
No programa Cultura em Sua Casa interpreta uma das mais icónicas paisagens açorianas, as Sete Cidades. Natureza, história e lendas serão temas abordados numa perspetiva desenfadada, como que para alguém que nos visita pela primeira vez.

11h00 | REPRESENTAÇÃO | Gilberto Cardoso e Mário Sousa
Gilberto Cardoso é Ator e Encenador de teatro de amadores. Tem mantido em diversos concelhos da ilha de S. Miguel uma produção, ao longo de 20 anos, com a criação de grupos de Teatro (TaL - Teatro amador de Lagoa, TEA Trupe, Grupo de Teatro da Academia e TEDORE).
Mário Sousa é Ator e Encenador, e é, igualmente, responsável pelo Atelier de Expressão Dramática, da Academia das Expressões, pelo Grupo de Poesia Palavras Sentidas, da Academia Sénior da Universidade dos Açores, e colaborador da Boneca de Trapos, na criação de diversos espetáculos infantis.
Em Cultura em Sua Casa os dois atores vão representar a "Teoria da Obstipação" – uma sequência de sketches humorísticos, em que as teorias da conspiração se vão sucedendo a um ritmo tão rápido quanto ao que elas surgem.
O texto e encenação são da responsabilidade de Gilberto Cardoso.

 

12h00 | PATRIMÓNIO CULTURAL | Paulo Bettencourt
Paulo Jorge Bettencourt nasceu em Ponta Delgada, em 1966. Vive nos Fenais da Luz e exerce a atividade de Guia-Intérprete desde 1995, no arquipélago dos Açores.
No âmbito do programa Cultura em Sua Casa apresenta-nos a cultura do Ananás no concelho de Ponta Delgada, mais especificamente, na Fajã de Baixo, freguesia onde está instalado o principal produtor da ilha deste fruto, que é, também, conhecido como o “fruto Rei”.

 

13h00 | MÚSICA | Raul Damásio e Clayton Carneiro

Clayton Carneiro é um Músico/Produtor brasileiro que vive há 18 anos em Ponta Delgada. Desde a sua chegada aos Açores que faz parte da atividade de animação musical noturna. Clayton conseguiu fazer chegar a sua música a mais de 60 países e, como Pianista/Teclista, acompanhou inúmeros artistas, desde o início de uma mcarreira que já caminha para os 30 anos.
Raul Damásio nasceu em Salvaterra de Magos e chega a Ponta Delgada em 1978. Dez anos mais tarde, inicia o seu percurso musical. Apesar de o seu trabalho estar maioritariamente ligado aos covers, nos anos 90, faz parte da banda de originais Alta Frequência. Atualmente é Vocalista dos StereoMode e de Os Académicos. Atua regularmente com o músico Mário Jorge Raposo e com Clayton Carneiro em alguns locais de animação noturna e em festas particulares.
Em Cultura em Sua Casa ambos vão interpretar os temas “Every breath you take”, dos The Police/Sting, “Yesterday”, dos Beatles e “Shape of my Heart”, de Sting.

 

Programa do dia 24 de maio

10h00 | MÚSICA | Duo Grapiuna
Este duo é constituído por Pingo e Rodrigo, dois artistas brasileiros a residir em Ponta Delgada, São Miguel. Têm executado inúmeros concertos e feito parcerias com bandas locais.
Nesta sessão de Cultura em Sua Casa serão tocados “Sentir”, “Hani” e “Alice”, todos, temas originais de Pingo Grapiuna.

11h00 | O LIVRO E A LEITURA | Luís Rego
Luís Rego teve estreia literária em 2012 com o livro infantil “O Arranha-Céus Horizontal”. Em 2018, lança “A Fajã de Cima, ou como a bota de cano se tornou mais atraente que o salto alto”. 2019 foi o ano de lançamento da obra “Um Natal nos Açores, ou como o Pai Natal trocou as botas de cano pelos chinelos”, com ilustrações de Sara Azad.
No programa Cultura em Sua Casa Luís Rego irá levar-nos numa viagem pela sua obra literária, numa entrevista conduzida por Rita Resendes.

12h00 | MÚSICA | Ciro
Ciro Costa é natural da Guiné Bissau e reside nos Açores há 24 anos. Tem participado em vários projetos musicais a solo e com bandas locais. A sua atividade é desenvolvida com mais intensidade através da animação em hotéis na Ilha de São Miguel.
O artista irá interpretar os temas “Ausência”, “Crioula” e “Vou por aí”, letras e músicas originais de Ciro Costa.

 13h00 | O Livro e a Leitura| Sílvia Torres
Nascida na ilha de São Miguel, Sílvia Torres pisa o palco pela primeira vez com 4 anos de idade, declamando poesia tradicional. Aos 15 anos de idade escreve o seu primeiro poema (tímido e de rimas simples), que deu letra e voz à sua primeira composição musical. A partir desse momento passou a escrever os seus próprios poemas, desenvolvendo o gosto pelas palavras e por musicar uma parte destas.
No programa Cultura em Sua Casa irá declamar: “Sonasfly”, “Vazio”, “Sou apenas”, “Talvez Ilhéus” e “Ânsia”.

14h00 | Música| Duo Alexandra e Emanuel
Duo constituído por Alexandra na voz e Emanuel Cabral na voz e violão. Os dois artistas têm executado inúmeros projetos musicais e colaborado com bandas locais. A sua atividade tem tido expressão na animação de hotéis na ilha de São Miguel.
O duo acústico irá interpretar os temas “Abraço” e “A minha rua”, originais de Emanuel Cabral, e “Chico”, de Luísa Sobral”.

Programa do dia 18 de maio (estreia)

10h00 | ARTES PLÁSTICAS | Visita Guiada a Exposição de Filipe Franco
Filipe Franco nasceu em 1961, em Ponta Delgada, Açores, onde vive e trabalha.
No programa “Cultura em sua Casa” apresenta a sua exposição de Artes Plásticas "Um vazio presente", com dezasseis obras tridimensionais revestidas a carvão, realizadas entre 2017 e 2018. O projeto explora a ambiguidade e a transfiguração espacial do objeto artístico e sua capacidade de “tornar o vazio visível, tornando-o presente através da sombra”.

11h00 | DANÇA | Sara Machado
Sara Machado (1988) praticou Dança Clássica e Moderna com Milagres Paz, precedendo a Licenciatura em Dança, na Escola Superior de Dança (2007/10); frequentou o Curso de Artes Performativas do Sou (2011); criou o 37.25 – Núcleo de Artes Performativas, onde pôde trabalhar com diferentes coreógrafos.
É Diretora de Comunicação do Paralelo Festival de Dança.
Em simultâneo com a dança, é professora de Pilates desde 2014 e é certificada pelo IPDJ como Técnica de Exercício Físico. Atualmente leciona Pilates e Dança Contemporânea.
Em “Cultura em sua Casa” interpreta a peça intitulada “CRISÁLIDA 2.0”, um conjunto de propostas coreográficas e estéticas sobre a transfiguração, baseadas em duas obras: A Metamorfose, de Franz Kafka, e 1Q84, de Haruki Murakami. Trata-se de um casulo de experimentações cujas crias se comunicam pelo poder do movimento. Em Kafka a terra, o antes, o interno, o “eu antigo”, o bruto, o grotesco. Em Murakami o céu, o depois, o externo, o “eu do agora, o redondo, o convertido”.

12h00 | ARTES PLÁSTICAS | João Amado
João Amado, autodidata na criação artística, recorre à técnica de colagem analógica para compor imagens que, além de suscitarem uma sensação visual de sonho, irrealidade e fantasia, retratam temas relacionados com a espiritualidade, existência e relação com a natureza.

13h00 | DANÇA | Maria João Gouveia

Nascida em Ponta Delgada, é licenciada em Dança, Interpretação/Criação pela Escola Superior de Dança. Desde 2008, trabalha como coreógrafa, bailarina e professora na região. Como coreógrafa e bailarina, apresentou vários trabalhos no território nacional, a solo e em conjunto com o 37.25 – Núcleo de Artes Performativas, de que faz parte. Com o 37.25NAP, tem apresentado vários trabalhos, quer de autoria própria, quer com outros coreógrafos como Victor Hugo Pontes, Marco da Silva Ferreira, Filipa Francisco, João dos Santos Martins, Daniel Cardoso, Miguel Ramalho e com companhias nacionais.
Em 2018 abre em Ponta Delgada o seu próprio projeto, o Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas, onde se visa o ensino, a criação, produção e mostra de artes performativas, sendo a sua diretora artística, professora e artista residente.
No programa “Cultura em sua Casa”, com texto e locução de Filipe Carneiro, interpreta a peça por si criada “Frágil resistência de cair em silêncio”.
Quando o inesperado acontece ... como prosseguir?
Uma dualidade entre corpo e mente, fragilidade e resistência.

 14h00 | ARTES PLÁSTICAS | Vitor Marques e Mário Roberto
A Miolo Galeria é, desde 2015, o espaço de atelier de porta aberta dos criativos Mário Roberto e Vitor Marques onde produzem e comercializam obras de vários processos de impressão alternativa e artesanal (gravura, fotografia, cianotipia).

Mário Roberto nasceu e vive nos Açores. Dedica-se ao desenho, pintura, gravura, fotografia e vídeo, e à escrita literária com contos e crónicas. Já produziu textos para teatro e, de vez em quando, faz de conta que é ator. Também se arrisca na poesia, mas só quando está apaixonado. Ainda tentou ter profissão como toda a gente, mas sem grande sucesso. Só lhe resta mesmo o que sempre fez: vagabundear pelas artes.
Vitor Marques nasceu no Porto e vive nos Açores desde 1994. Designer de formação e promotor cultural por convicção tem colaborado em diversos projetos culturais, de que se destacam a Muu-Produções Culturais, o 9500 Cineclube e agora a Miolo Galeria. Desde 2005, dedica-se aos processos alternativos de impressão artesanal.