“Ponta Delgada Geotour” alia o conhecimento à aventura e promove o concelho a nível internacional

21 Fevereiro 2020

Ontem, em Ponta Delgada, nasceu a 64.º geotour do mundo. Uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Ponta Delgada e dos geocachers Luís Filipe Machado e Marco Aurélio Pereira que alia o conhecimento à aventura e vem reforçar a promoção turística do concelho a nível internacional.
A “Ponta Delgada Geotour” é constituída por 45 caches e 5 caches joker: são, na verdade, 50 aulas sobre temas, criteriosamente selecionados, dadas algures nas 24 freguesias do concelho.
Contribuir para a eliminação da “contemplação ignorante” foi a principal razão de a Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por José Manuel Bolieiro, ter abraçado esta iniciativa que alia o conhecimento à aventura e contribui para o reforço da notabilidade e da notoriedade do concelho no contexto internacional.
Insere-se, pois, nos objetivos estratégicos da política turística e de promoção de conhecimento cientifico e credível, neste caso com recursos novos meios tecnológicos digitais,  do Município.
Na apresentação da iniciativa, ontem , no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o edil expressou a sua satisfação com o facto de Ponta Delgada estar incluída em mais um roteiro internacional de conhecimento e de informação.
A promoção de eventos âncora também integra a estratégia do Município para o Turismo, acrescentou.
O Presidente enalteceu o trabalho e o espírito de resiliência dos geocachers Luís Filipe Machado e Marco Aurélio Pereira.
Luís Filipe Machado apresentou o site do “Ponta Delgada Geotour” (https://geotourpontadelgada.webnode.pt/), onde pode ser consultada informação sobre o concelho e sobre o roteiro de geocaching que passa entre outros, por ícones de atração turística como a Vista do Rei, Sete Cidades, Ferraria, Lagoa do Canário, Rocha da Relva, bem como por igrejas, jardins, parques, biblioteca municipal e espaços ligados à cultura do ananás, à produção de tabaco e à caça de baleia.
Inclui, ainda, alguns dos principais eventos do concelho, como as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres e as Grandes Festas do Divino Espírito Santo.  Podem, igualmente, ser encontrados nesta geotour moinhos de vento, arte pública e  edifícios históricos.
O roteiro inclui, ainda, 10 eartcaches dedicadas à geologia.
Os geocachers que atinjam os objetivos recebem um souvenir virtual e, ainda, uma geocoin.
O revisor de earthcaches Daniel Oliveira proferiu uma palestra sobre “Geocaching- Um jogo de aventuras”, salientando o caráter educacional e pedagógico do geocaching.